13 out

Playground Infantil com as normas da ABNT

Quando se trata de playground infantil, segurança é um assunto sério. Nem em situações descontraídas devemos nos esquecer disso, pois brincadeiras podem ocasionar riscos para a saúde. Talvez você já tenha ouvido falar daquele grupo de amigos que ao pularem de um lugar muito alto, acabaram escorregando e se esborrachando no lugar errado da queda. Talvez você já tenha ouvido falar de brinquedos em parques de diversão que falharam e levaram tristeza a várias famílias.

O mesmo critério de segurança que deve haver nesses lugares, também é aplicado para áreas com playgrounds. Então, se você pensa em montar um na sua casa, no condomínio ou na escola, entenda que esse procedimento de instalação tem que ser feito de acordo com as normas da ABNT para playgrounds. Sempre houve uma grande discussão sobre quais os tipos de piso que devem fazer parte de um playground infantil. Se você pensar um pouco, irá chegar à conclusão de que os pisos antiderrapantes e rugosos são a melhor alternativa para um playground, pois assim impede a criança de cair, não é mesmo? De acordo com as normas da ABNT, não. Então, os pisos mais lisos e duros são a melhor opção? Também não.

O grande problema de pisos rugosos é que uma queda poderia ser extremamente prejudicial à criança, gerando hematomas. Enquanto o piso duro não consegue absorver uma pancada. Já pensou uma pessoa caindo de encontro a um piso liso e duro, como o de um ginásio?

A ideia é a seguinte. De acordo com a norma que entrou em vigor no dia 15 de junho de 2013, chamada ABNT NBR 16071 – Playgrounds, um dos fatores de mais destaque é a capacidade do piso absorver impactos, o que gera a necessidade de algo mais maleável, mas não tão abrasivo. Pisos de emborrachado surgem como uma ótima alternativa.

Mas, se você quiser algo mais natural, pode tentar um gramado, embora tê-lo logo abaixo de um escorregador ou balanço, de acordo com a norma, seria um erro, pois o local tenderia a ficar pisoteado e desnivelado. Nesse caso, ter uma grama sintética resolveria. Porém, teria que ser um gramado com mais tecnologia, que não tivesse essa qualidade abrasiva em caso de queda. Todo o ambiente do playground infantil deve ser voltado a prioridade de uma boa temperatura, além da necessidade de os brinquedos e o piso, principalmente, serem impermeáveis e antiderrapantes sem que isso prejudique a criança em caso de queda.

Erro comum em playground infantil

Um erro bastante comum em playgrounds é não se importar com a necessidade de respeitar as regras de segurança da ABNT. Você pode notar em muitos condomínios que a instalação e os reparos são feitos por profissionais comuns, não especializados em um setor como este.

Por isso que é necessário investir o dinheiro do condomínio em um fabricante qualificado como a Brubrinq, para que todas essas normas descritas nos termos da ABNT possam ser atendidas e os seus filhos e o de todos os outros possam brincar, sem que você fique se preocupando com a integridade física deles. Além de você investir o preço adequado, saberá que tudo o que foi investido valeu a pena.

Por exemplo, há casos em condomínios de playgrounds planejados na área errada, de pisos diferentes em locais que não combinam e de profissionais, como um marceneiro, por exemplo, trabalhando na construção de brinquedos. Isso não pode acontecer e aqui nem duvidamos da capacidade de um marceneiro criar um brinquedo. A questão é que existem normas de segurança importantíssimas que estão aí porque no passado já houveram vários casos de falhas em playground infantil. Portanto, não pense que contratar um profissional mais barato vai sair econômico para você, esse é o velho caso do barato que sai caro.

Se é para investir em lazer, que seja um lazer seguro e se isso está nas suas mãos, não decepcione. Entre em contato com a Brubrinq e saiba qual modelo ideal e seguro de playground deve estar em sua área de lazer. Nossos consultores terão o máximo prazer em demonstrar projetos que fazem a diferença e acima de tudo, prezam pela segurança. Porque pra Brubrinq, brincadeira é um negócio levado à sério! 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades