3 set

Playground: o que é de responsabilidade do condomínio?

Morar em um condomínio com um playground é tudo de bom, né? Os benefícios valem tanto para os moradores quanto para os síndicos. E, falando neles, uma pergunta que todo condômino faz é: o que é de responsabilidade do condomínio?

Quando moramos em uma casa, essas questões não existem, já que é tudo é nossa responsabilidade. Mas quando falamos de condomínios, é preciso saber o dever de cada um. Por isso, neste texto a Brubrinq, especialista em playgrounds, veio responder as principais dúvidas quando se trata de playgrounds em condomínios. Confira a seguir e boa leitura!

Playground é responsabilidade do condomínio?

Condomínios novos

Em condomínios novos, recentes construídos e habitados, o procedimento é um pouco diferente. Nestes casos, durante os primeiros cinco anos o playground é de responsabilidade da construtora.

A empresa responsável pela construção do condomínio deve realizar todas as obrigações do playground durante esses cinco anos. E nisto se inclui a manutenção, vistorias e a troca de brinquedos. Após este período passa a ser responsabilidade do condomínio. 

Portanto, a construtora deve entrar em contato com a fornecedora dos brinquedos. Sendo responsável por garantir a qualidade e segurança do playground. 

Condomínios antigos

Em condomínios mais antigos, ou que inicialmente não possuíam um espaço para o parque infantil, toda a responsabilidade é dele. Para isso, o síndico deve procurar orientações, com, por exemplo, arquitetos — principalmente para decidir o local onde ficará o parquinho.

A nossa dica para escolher o lugar ideal é buscar um lugar ventilado, ao ar livre de preferência. Procure também locais longe de estacionamentos ou áreas de circulação de carros, já que pode colocar em risco a segurança das crianças. 

Podemos dar diversas dicas, mas a nossa recomendação é procurar um profissional para te auxiliar nas decisões. Além de, é claro, ter o apoio da fornecedora dos playgrounds para escolher os brinquedos ideias. 

Acidentes

Uma dúvida comum para todos os pais, e também pelos responsáveis pelo playgrounds é em relação a acidentes no local. Aqui, a resposta não é tão certeira e depende de cada situação.

Mas, em casos de acidentes causados por irregularidades no brinquedo, é de responsabilidade do condomínio. Por exemplo, se um dos equipamentos apresentar qualquer defeito que possa colocar as crianças em risco.

Já nos casos de descumprimento de regras a responsabilidade é dos pais. Para isto, esclarecer todas as regras para os condôminos é essencial, mas falaremos mais disto a seguir. 

Manutenção

Quando falamos de playgrounds, a segurança fica em primeiro lugar. É sim, de responsabilidade do condomínio garantir o bom estado dos brinquedos para evitar acidentes. 

Para isto, as manutenções periódicas são essenciais. Aqui, a nossa dica é que o síndico realize vistorias diárias para evitar que pequenas falhas comprometam toda a estrutura do brinquedo. 

Problemas no piso também devem ser considerados. Afinal, por ser um local frequentado por crianças de todas as idades, os riscos de quedas são grandes. Portanto, pisos quebrados ou rachados devem ser consertados o quanto antes.

Regras

Nós já falamos da importância de estabelecer regras quanto ao uso do parque infantil. Todo condomínio, para manter a boa convivência, deve ter regras bem esclarecidas. No playground isto não é diferente.

Para evitar acidentes e o mau uso dos brinquedos é de responsabilidade do condomínio definir regras em conjunto com os moradores. Depois de criadas as regras, é preciso que todos tenham fácil acesso a elas. O ideal é que elas fiquem em um local visível perto da área do parquinho. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as responsabilidades dos condomínios com os parquinhos infantis? Caso tenha mais dúvidas ou queira ter um playground no seu condomínio, entre em contato com a Brubrinq quando quiser!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades