Os parques infantis são repletos de brincadeiras que alegram os pequenos. Por isso, é muito importante manter alguns cuidados nesses ambientes. Os materiais dos equipamentos, por exemplo, precisam garantir resistência e segurança à criançada. A madeira plástica é uma ótima alternativa para isso.
Leve, acessível e, principalmente, sustentável, esse material é excelente para a construção de parquinhos
Neste conteúdo, vamos explicar os principais motivos que fazem a madeira plástica ser a melhor escolha sustentável para os parques infantis. Acompanhe a leitura!
O que é madeira plástica?
A madeira plástica, também conhecida como madeira ecológica, é um material feito a partir da reciclagem de resíduos plásticos e fibras naturais. O resultado visual é semelhante à madeira tradicional. A partir dela, é possível criar diversos móveis, construções, artefatos e brinquedos.
É uma espécie de madeira totalmente ecológica, ou seja, respeita e preserva o meio ambiente, ajuda a diminuir a quantidade de plástico e possui mais aceitação no mercado.
Por que a madeira plástica é mais sustentável para parques infantis?
Agora que você já sabe o que é, chegou o momento de entender os principais motivos desse material ser um grande parceiro dos parques infantis. Veja:
Ecológico e sustentável
A madeira plástica promove a consciência e preservação ambiental. É produzida com serragens e fibras de madeira, juntamente com plástico reciclado. Os materiais plásticos são utilizados a partir de empresas que não conseguem reaproveitá-los, evitando, assim, a poluição.
Além disso, o material é totalmente sustentável. Isso significa que não são utilizados produtos químicos potencialmente tóxicos em sua fabricação.
Alta durabilidade e resistência
Uma das grandes vantagens do material é a resistência ao sol, chuva e a umidade. Por ser impermeável, oferece mais segurança contra a criação e proliferação de fungos, bactérias, insetos e roedores.
Um playground de madeira plástica, por exemplo, possui alta durabilidade comparado aos parquinhos feitos com madeira tradicional. Isso garante mais vida útil aos brinquedos, sem comprometer a sua estrutura.
Limpeza facilitada
Como visto anteriormente, essa solução é durável e resistente. Além disso, também garante uma limpeza facilitada. Não é necessário utilizar diversos produtos para higienizar os brinquedos, por exemplo. É possível fazer a limpeza com água e sabão tranquilamente, pois não irão danificar a estrutura ou qualidade.
Não agride ao meio ambiente
Por ser produzida com material reciclado, a madeira plástica não contamina o solo e nem a água. Consequentemente, apresenta mais vida útil do que a madeira tradicional. Por esse motivo, é uma ótima opção ter um playground com madeira plástica.
Baixa manutenção
Uma outra prática sustentável desse material é não exigir manutenção como os brinquedos de ferro, por exemplo. Com isso, você não precisa realizar pinturas periódicas, visto que a cor do brinquedo não desbota com o clima.
Percebeu como a madeira plástica é uma opção mais sustentável para os parquinhos? Além de ser 100% ecológica, o material fornece diversos benefícios, desde a durabilidade e resistência até a preservação do meio ambiente.
Na Brubrinq, você encontra diversos playgrounds de madeira plástica. Quer saber mais? Confira nossos produtos e entre em contato com a gente!