15 ago

Por que ensinar as crianças a separarem o lixo corretamente?

Aquela velha história: nós, pais, somos o espelho para nossos filhos. E por isso devemos ensiná-los desde cedo as boas práticas com relação a tudo. A educação ambiental também é um aprendizado que começa na infância, como ensinar a importância da separação correta do lixo, da reciclagem e de bons hábitos referente a isso. 

As escolas já abordam esses temas em sala de aula, mas quem dá continuidade ao processo são os pais, dentro de casa. É preciso que a criança aprenda de uma forma prática e fácil, para que ela tenha prazer em realizar as atividades, até que se torne um hábito. 

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. O primeiro passo é ensinar as crianças o por que é importante separar o lixo corretamente, podemos começar explicando o tempo de decomposição dos materiais que são jogados fora. Explicar também que reciclar esses materiais economiza muito mais energia do que a produção de novos. 

Ai sim, o segundo passo é ensinar quais os materiais que podem ser reciclados e como deve ser feita a separação correta do lixo. Se você não tem lixeiras coloridas, ou mora em apartamento e o espaço é pequeno, não se preocupe, existem outras formas de iniciar o processo. As crianças podem começar desde já a ajudar na produção das ‘’lixeiras’’. Você pode montar caixas de papelão com o nome de cada lixeira, pode imprimir, desenhar, colar, como preferir. A principal regra na separação correta do lixo é separar o lixo seco do lixo úmido. 

Você pode incentivar as crianças a terem esse atitude no próprio dia a dia, como uma brincadeira, colocar tudo no seu devido lugar, cada lixo na sua determinada lixeirinha e também utilizar de outros recursos disponíveis, como vídeos, músicas e livros sobre a educação ambiental. 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades