4 mar

Segurança do bairro: como uma praça organizada ajuda

As praças públicas trazem essa atribuição de unir a sociedade num espaço de contato com a natureza, de descontração, lazer e entretenimento. Esse legado vem de muito tempo atrás e cumpre um papel muito importante nas comunidades até hoje. Mas, para isso, a  praça precisa estar organizada para garantir segurança do bairro. 

Além do seu papel social e cultural, uma praça pública bem limpa, organizada, cuidada e com um bom mobiliário urbano – ajuda sim na segurança do bairro. E é sobre isso que o texto da Brubrinq vai tratar hoje. Vamos mostrar como, por que isso acontece e quais os benefícios que as praças públicas trazem para a sociedade em modo geral. 

Confira! 

Como e por que uma praça pública organizada ajuda na segurança do bairro?

Como já citamos anteriormente, o intuito de uma praça pública é proporcionar um local de lazer para a sociedade, os moradores do bairro e os que ali transitam frequentemente. Mas infelizmente existem muitas ocorrências de descaso com esses locais públicos – o que acaba prejudicando muito a segurança do bairro.

Em casos onde as praças públicas não recebem os devidos cuidados e reparos, esses espaços se tornam pontos perigosos no bairro, devido a aglomeração de moradores de rua, a falta de manutenção dos brinquedos do playground. O abandono e descaso desse local público acarreta em consequências como assaltos, tráfico, uso de drogas, entre outros atos que colocam em risco a segurança do bairro e dos moradores.  

Quando um espaço público se encontra em constante manutenção periódica e preventiva, com os mobiliários urbanos, brinquedos em dia, com aspecto de ser bem cuidado e limpo – as pessoas tendem a cuidar melhor do local, se sentem inspiradas e motivadas a deixá-lo sempre assim. 

Os moradores fazem questão de frequentar um ambiente agradável e seguro, para que possam passear, levar seus filhos e pets, praticar exercícios e outras atividades ao ar livre.

Como manter uma praça pública em ordem?

Essa responsabilidade de manter em ordem uma praça, geralmente é dos órgãos públicos – mas a sociedade em si também tem seus deveres em preservar esses ambientes, como, por exemplo, os cuidados básicos de não jogar lixo no chão, não depredar os mobiliários urbanos, valorizar esse espaço social para o bem comum de todos os moradores. 

Programa adote uma praça, você conhece?

Em muitos lugares, já foi aprovado um projeto conhecido como: Adote uma praça. É um programa que visa desburocratizar o processo de adoção de um local público. Ele permite que empresas, instituições ou até uma pessoa física por meio de termos de cooperação, assuma cuidar de determinado local público por um determinado período.  

Por se preocupar com a qualidade dos playgrounds e mobiliários urbanos, nós da Brubrinq prezamos sempre pela produção das nossas peças. Contamos com uma equipe especializada e anos de experiência no mercado para garantir a segurança e qualidade dos produtos. 

Os playgrounds Brubrinq são feitos de material de madeira plástica, que além de proteção, colabora com a sustentabilidade, já que não agridem o meio ambiente. 

Acesse nosso site e conheça toda nossa linha de mobiliários urbanos, como: lixeiras e bancos. Além dos playgrounds e brinquedos individuais.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades