24 jun

Qual a importância da brincadeira entre pais e filhos?

Sabemos o quanto é fundamental na vida das crianças o ato de brincar – mas o que deve se destacar também, é a importância da brincadeira entre pais e filhos. Esse é um momento para estreitar a relação familiar, criar memórias e laços com os pequenos. Para entender um pouco mais sobre os benefícios do entretenimento na vida das crianças e dos pais e conferir dicas de como colocar essas atividades em prática, nós preparamos este conteúdo. Confira! 

O ato de brincar auxilia nos estímulos do desenvolvimento infantil em vários segmentos, tanto fisicamente quanto psicologicamente. E por esse motivo, esse assunto sempre está em pauta. Por isso, a pauta de hoje é para falar de algo que muitas vezes passa despercebido, a importância da brincadeira entre pais e filhos e quais os diferenciais isso traz para as crianças. 

Quais os benefícios e a importância da brincadeira entre pais e filhos?

Ao brincar, a criança experimenta novas emoções, novas sensações e adquire novos aprendizados – essa é a forma que ela tem de entender e compreender melhor o mundo em que vive. Esse é um processo fundamental para todas as faixa etárias da infância. 

Quando os pais participam dessas brincadeiras, eles abrem espaço para que a criança conheça as características dela, que talvez em outras situações não conheceria. Assim como também, podem ajudar aos pais a identificar mais características do filho, quais seus gostos, preferências, fraquezas e forças.

Brincar com a criança é demonstrar interesse por ela, é dar atenção, é organizar o seu tempo e suas atividades, para colocá-la como prioridade na sua lista de compromissos diários. 

Lembrando que o importante é participar, é brincar de verdade e não apenas comprar todos os brinquedos que o pequeno deseja e deixá-lo brincar sozinho, até porque quando os pais estão brincando juntos, para a criança pouco importa a brincadeira ou o brinquedo utilizado.

A importância da brincadeira entre pais e filhos está em ajudar no desenvolvimento social da criança, na melhora na forma de se expressar, na confiança e na segurança ao se comunicar com outras pessoas, além de evoluir a relação familiar, como citado acima.

Com a rotina corrida do dia a dia, muitos pais gostariam de participar mais da vida dos filhos, porém acabam se esgotando com a grande demanda de compromissos. Mas especialistas apontam que quinze minutos de brincadeiras por dia, já tem um efeito bem positivo ao estreitar os laços entre pais e filhos e criar esse momento de interação. Temos um conteúdo exclusivo sobre ‘’Como organizar o tempo para brincar com seus filhos’’, confira mais informações clicando aqui.

Hoje em dia, com a tecnologia avançada que temos dentro de nossas casas, é cada vez mais comum a criança se interessar por celulares, tablets e acabarem perdendo a essência de brincar de outras formas. Por isso, é tão importante que os pais incentivem os filhos a se divertir de outras maneiras, e a melhor forma de passar esse ensinamento, é mostrando como se faz. 

Dicas de brincadeiras entre pais e filhos

Como citado no início do texto, o foco e a recompensa das crianças está na interação com os pais, a brincadeira e o brinquedo ficam em segundo plano. Separamos algumas dicas de brincadeiras que podem fazer parte desse momento em família – lembrando que elas devem estar de acordo com a recomendação da faixa etária dos pequenos, para que os estímulos sejam corretos.

Brincadeiras com estímulo ao desenvolvimento físico:

Amarelinha, pega pega, esconde esconde, pular corda, jogar bola, morto vivo, andar de bicicleta, andar de roller, patins, patinete, entre outras brincadeiras.

Brincadeiras com estímulos ao desenvolvimento mental:

Jogos de tabuleiro, jogos de adivinhar, de desenhar, escrever, pintar, jogos de montar e criar, brincar de escolinha, brincar de profissões, entre muitas outras brincadeiras.


Já era gostoso participar das brincadeiras das crianças, agora que você sabe a importância da brincadeira entre pais e filhos e quais os benefícios trazem para a vida de todos os envolvidos – vai ficar ainda melhor! Se você gostou deste conteúdo, siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades: Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades