3 abr

Qual a maneira correta de higienizar o playground?

Em meio à pandemia do Coronavírus, também conhecido como COVID-19, um dos assuntos mais comentados no momento é sobre a importância da limpeza e da higienização dos ambientes. E quando o assunto é playground infantil, a ligação entre esses dois temas, também se torna muito relevante – por isso, hoje, vamos abordar qual é a forma correta de higienizar o playground e citar algumas dicas da rotina de limpeza.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a disseminação e contágio do Coronavírus, os playgrounds, as demais áreas públicas e comuns estão interditadas no momento, para que sejam evitadas aglomerações – tanto de adultos como de crianças.

Qual a importância em higienizar o playground?

Mesmo estando interditadas, esses espaços ainda precisam de cuidados, principalmente para quando as crianças voltem a brincar e fazer uso das áreas comuns, elas estejam propícias. Como abordado em outros de nossos conteúdos, já sabemos a importância dos playgrounds para o desenvolvimento infantil, porém precisamos ressaltar a relevância em manter esses ambientes sempre limpos e higienizados. 

A principal preocupação é manter a segurança das crianças o máximo possível, o que muitas vezes não nos damos conta que ao brincar em playgrounds e áreas comuns, nossos pequenos podem estar mais expostos a vírus, bactérias, ou até mesmo algum detrito e inseto que possa causar alergia. 

Isso não é um motivo para não permitir que os pequenos tenham acesso a esses locais, pelo contrário, é uma recomendação para que possamos ter um cuidado maior, em verificar a limpeza do espaço antes da criança ter contato ao playground. 

Quando o playground pertence a um condomínio, prédio residencial ou escola, a responsabilidade de manter a limpeza e manutenção geral da área – é da gestão do local. Mas os responsáveis pelas crianças que utilizam o playground também devem ter consciência em manter os cuidados antes, durante e após o uso dos brinquedos.

Afinal, qual a forma correta de higienizar o playground?

Antes de começar a higienizar o playground é importante verificar quais são as recomendações do fabricante do mesmo – e se houver regras, que sejam seguidas para que assim não interfira na garantia do produto. 

A limpeza do playground deve ser feita regularmente, já que muitas crianças passam por ali ao longo do dia. E os métodos de higienização também podem variar de acordo com o local onde o playground está instalado, como, por exemplo: um playground ao ar livre, precisa de mais cuidado em relação a poeira e presença de insetos. Já um playground instalado em ambientes fechados, a presença de poeira e insetos se torna menos frequente. 

Mas ainda assim a rotina de limpeza deve ser frequente em todos os tipos de playground. A higienização pode ser feita com itens simples do dia a dia, deve-se evitar o uso de produtos químicos muito fortes, para que não cause alergias às crianças. Pode ser realizada a limpeza com água e sabão, e para finalizar um pano seco com álcool.

A limpeza também se aplica ao piso que compõem a área que o playground está instalada, como no caso da grama sintética, areia e pisos emborrachados. Cada um deles pode ter um processo diferente de higienização, o responsável pelo local deve verificar qual a melhor forma de manter o piso limpo. O recomendado é que também seja utilizado sabão neutro, água, pano úmido e um rodo macio. 

Quais outros cuidados podem ser tomados ao utilizar o playground?

Além de higienizar o playground, alguns outros cuidados são fundamentais para manter a segurança e saúde das crianças. É preciso que vocês (pais e responsáveis) passem recomendações para os pequenos e fiquem sempre atentos para que elas sejam seguidas. 

Acostumá-los desde pequenos a importância de sempre lavar muito bem as mãos, evitar colocar as mãos na boca, nos olhos, até mesmo no rosto enquanto estiverem brincando são algumas das dicas.  

Assim como criar o hábito de limpar bem os brinquedos e manter os espaços em que convivem, sempre limpos e organizados. As crianças têm os adultos como referência, se você quer ensiná-los, a melhor forma de fazer isso, é dando o exemplo de como manter uma boa higienização. 

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais informações sobre os playgrounds Brubrinq? Entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para atendê-lo. 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades