24 mar

Importância de estimular uma boa relação entre crianças e pets

Todo pai sempre busca o que é o melhor para seu filho. Uma das formas de conquistar isso é incentivando uma boa relação entre crianças e pets. Os pets, sejam eles cachorros, gatos ou qualquer outro animal, trazem muitos benefícios para as crianças — além da alegria, é claro.

Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre a importância dos pais estimularem uma boa relação entre crianças e pets. Confira!

Boa relação entre crianças e pets: como ensinar

Quando uma criança ganha um pet, seja ele qual for, é preciso orientá-la para alguns cuidados. Dependendo da idade, ela poderá não estar pronta para essa responsabilidade.

Um comportamento muito comum de crianças pequenas é não saber como reagir com os animais. Isso acontece porque a criança ainda não tem o conhecimento dos comportamentos de um animal, do que ele gosta ou não. 

Por exemplo, a criança pode fazer carinho de uma forma agressiva, por não ter o senso de que o animal é um ser sensível. Enfim, são vários os comportamentos das crianças que podem incomodar o pet, trazendo insegurança para ambos.

Por isso, é importante saber se seu filho está pronto para cuidar dos animais como eles merecem. Caso você sinta que isso ainda não é uma realidade, converse com seu filho e o instrua corretamente. Uma opção é também colocar ele em contato com algum pet, para que você possa ensinar na prática.

Conviver com um pet ajuda a criança a desenvolver um senso de companheirismo com ele. Além disso, é preciso ensinar os cuidados que é preciso ter com um animalzinho, como levá-lo para passear. À medida que a criança cresce, novas responsabilidades e cuidados com o pet serão dadas a elas. Toda essa experiência ajuda a desenvolver a responsabilidade da criança.

Como a relação entre crianças e pets é benéfica?

Se o seu filho já está familiarizado com animais de estimação e como tratá-los, mas você, como pai ou mãe, ainda está em dúvida sobre ter ou não um pet, aqui vão alguns benefícios.

1. Pets são terapêuticos

Além das doenças físicas, os pets ajudam no emocional das crianças. Ter um pet ajuda no tratamento de doenças psicológicas, como a ansiedade. É reconhecido também como os animais são importantes na rotina de uma criança autista, ajudando no comportamento dela. 

2. Incentivam a atividade física

Com um cachorro ou até mesmo gatos, as crianças são incentivadas a brincar com eles, ou seja, praticar atividade física. No caso dos cachorros essa prática é ainda mais incentivada, já que há a possibilidade de passear com o pet.

3. Ensina valores de vida

Além de desenvolver um senso de responsabilidade, a criança aprende muito mais. Habilidade de socialização também são aprimoradas com um pet, assim como a empatia e o carinho com o próximo.


Gostou de conhecer um pouco mais sobre a relação entre crianças e pets e seus benefícios? Eles trazem muito mais do que alegria! Para receber mais conteúdos como esse, nos siga no Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades