28 nov

Saiba a importância de aumentar a acessibilidade do parquinho infantil

Brincar é uma parte importante da infância. Além de desenvolver habilidades físicas e cognitivas, contribui com a sociabilidade das crianças. Vale citar que tudo aliado, é claro, à diversão. A relevância dos mais diversos tipos de brincadeiras é indiscutível, e o parquinho infantil é parte disso.

Com suas infinitas possibilidades, o parquinho infantil é um espaço onde a imaginação ganha lugar. Como se os escorregadores, balanços e gangorras não fossem suficientes, muitas crianças gostam de incrementar a brincadeira com doses de faz de conta, o que a enriquece ainda mais.

Atualmente, no entanto, nem todas as crianças têm acesso a um parquinho infantil. Isso acontece porque muitos dos playgrounds não estão preparados para receber pessoas deficientes ou com alguma dificuldade de locomoção, o que prejudica um número considerável de crianças.

 

Por quê aumentar a acessibilidade?

Estima-se que cerca de 10% da população brasileira é portadora de alguma limitação. Ou seja, aproximadamente 20 milhões de pessoas. Parando para pensar nestes números, imagine quantas crianças são afetadas pela falta de playgrounds adaptados e mais acessíveis.

Aumentar a acessibilidade de um playground significa dar as mesmas oportunidades a todos. Afinal de contas, uma criança incluída nas atividades infantis desde pequena cresce para se tornar um adulto mais desenvolvido, mental e fisicamente, e feliz.

Trazer os brinquedos de um parquinho para a vida de uma criança deficiente pode ser também uma ótima maneira de implementar atividades que melhorem a coordenação motora e fortaleçam a musculatura e os ossos. Diferente de uma fisioterapia, por exemplo, que pode não ser muito estimulante.

Outro benefício é o de promover a integração. Mostrar aos filhos já cedo a existência das diferenças e ensiná-los a respeitar as particularidades de cada um também é um fator que pode ser determinante para o resto da vida adulta.

Por fim, a importância da acessibilidade vai além de crianças que possuam dificuldades. Muitas vezes são os pais ou responsáveis que têm alguma deficiência e, por causa de suas condições e da falta de playgrounds adaptados, eles não podem acompanhar seus filhos. Tornar o parquinho infantil acessível é vantajoso para todos!

 

Acesso ao espaço do parquinho infantil

Como você pôde perceber ao falarmos de pais e responsáveis, tornar playgrounds acessíveis vai além de brinquedos adaptados. O grande problema de muitos parquinhos hoje é não viabilizarem nem a entrada de pessoas com dificuldades, sejam elas crianças ou adultos.

Algumas medidas que podem ser tomadas para resolver o impasse são adicionar rampas de acessibilidade para cadeirantes; instalar corrimãos para pessoas com muletas; colocar placas de orientação quanto à segurança dos brinquedos para deficientes e inserir piso de borracha para facilitar a locomoção geral.

 

Brinquedos adaptados

Uma solução simples para quem quer acessibilizar o parquinho infantil mas acha que brinquedos adaptados são muito caros é adquirir brinquedos convencionais com tamanhos reduzidos. Pode-se usar como exemplo uma cesta de basquete com a altura de uma criança sentada, ao invés de em pé.

Mas se você acha que investir em brinquedos adaptados é uma boa pedida, a Brubrinq tem uma boa notícia para você! Nossa linha conta com uma opção ideal: o Balanço para Cadeirantes. Confira agora mesmo e deixe seu parquinho ser fonte de diversão para todas as crianças!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades