26 jun

Saiba como aprender a ler brincando é a melhor opção para as crianças

A leitura pode levar as crianças para um mundo mágico, de fantasias e aprendizados. Por isso é importante que os pequenos tenham os livros inseridos no seu dia a dia desde os primeiros anos de vida. Sejam livros com figuras, pinturas ou até mesmo o ato de você contar uma história; tudo facilita na hora das crianças aprenderem a juntar as primeiras sílabas e formar palavras. 

Outra maneira de facilitar o processo de leitura é fazer a criança aprender a ler brincando. Você pode perguntar: mas como isso é possível? Aprender a ler brincando é uma das formas mais eficazes de estimular a linguagem, o conhecimento do alfabeto e o reconhecimento das sílabas que, futuramente, formarão frases e textos. 

Além disso, é uma maneira mais lúdica e interativa dos pequenos se interessarem pelos livros e suas aventuras.  Pensando nisso, a Brubrinq separou algumas dicas de brincadeiras que auxiliam no processo de leitura das crianças tanto em casa como na escola. Confira!

 

5 maneiras de aprender a ler brincando 

 

Aprender a ler brincando é uma forma dos pequenos trocarem ideias, curiosidades e questionamentos sobre o mundo. 

 

1. Descubra o objeto juntando as letras 

 

Nessa brincadeira, são escolhidas algumas imagens de objetos, animais e produtos. Junto deles devem conter também as letras do alfabeto que formam a palavra da imagem. Assim, cada criança deve ser escolher uma imagem e as letras correspondentes. 

 

2. Brincando com as vogais

 

As vogais são as primeiras letras que as crianças aprendem e emitem. Então, nada melhor do que aprender a ler brincando com essas letras. Escolha algumas palavras e retire as vogais. Após isso, peça para que a criança descubra quais as vogais estão faltando na palavra para que ela fique completa. 

 

3. Criando uma história

 

Como estamos falando em aprender a ler brincando, nada melhor do que criar uma historinha com a criança. Com a ajuda de uma cartolina ou papel, peça para que ela desenhe e pinte os personagens que quiser. Essa é uma maneira de estimular a criatividade dos pequenos. 

Para as crianças maiores é importante inserir frases e textos que descrevem as cenas. 

 

4. De que livro é esse filme 

 

Essa é umas das brincadeiras mais indicadas quando o assunto é aprender a ler brincando. Primeiro é preciso separar alguns livros que foram adaptados para o cinema. Depois faça a criança descobrir, a partir das imagens, de que filme se trata. 

 

5. Corrigindo as palavras

 

A tecnologia faz parte da rotina das crianças. Smartphones, computadores, tablets; os pequenos têm acesso a qualquer jogo ou informação na palma da mão. 

Por isso, vamos aliar a tecnologia e leitura também? Existe o jogo corrigindo as palavras. Nele, a criança tem acesso a diversas palavras erradas, assim que eles verificam que algo está errado, podem corrigir acrescentado a letra que faltava.  

 

Vale ressaltar que aprender a ler brincando deve ser um momento de alegria e satisfatório para crianças. Só assim é possível colaborar para que os pequenos tenham o hábito da leitura mesmo depois de adultos. 

Gostou das dicas? Viu como aliar brincadeira e leitura pode ser, além de entretenimento, um momento de aprendizagem? Fique por dentro das novidades da Brubrinq. Siga nosso Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades