31 jul

Saiba o que fazer para melhorar a concentração do seu filho

Seu filho se distrai facilmente com qualquer coisa? Não consegue ficar muito tempo concentrado? Não consegue acompanhar mensagens muito longas? Preste bem atenção nesses detalhes, pois ele pode estar apresentando sintomas de déficit de atenção e precisando da sua ajuda.

O transtorno de Déficit de Atenção é um dos transtornos comportamentais com maior incidência na infância e na adolescência – os sintomas comuns são desatenção e hiperatividade. Existem algumas técnicas que os pais podem praticar para ajudar as crianças nesse processo de concentração.

A primeira dica é: Ensine desde cedo, que tudo tem seu tempo! Vivemos em um mundo em que várias coisas acontecem ao mesmo tempo e a criança convive com isso desde que nasce: é muito estimulada e impressionada a todo o momento. É extremamente importante ensinar para as crianças que tudo tem seu tempo certo, tempo para brincar, tempo para estudar, tempo para descansar e assim por diante.

Outra dica importante é: Estimule a criança a realizar atividades que ela gosta! Quando a criança realiza uma atividade que ela gosta, a chance de ela manter o interesse e a concentração por mais tempo, é maior. Pratique exercícios juntos, leve-os para brincar no parque. Uma vida saudável ajuda no desenvolvimento físico e mental. Algumas outras brincadeiras também podem ajudar, como jogos de tabuleiro que exigem um pouco mais de atenção; brincar de desenhar e colorir, que além de incentivar a imaginação dos pequenos, ajuda na coordenação motora que demanda atenção.

O segredo é incentivar mais e repreender menos. Ficar repreendendo a criança por não estar prestando atenção ou por estar distraído, só vai piorar a situação. Incentive positivamente, mostre confiança, mostre que ele pode realizar determinada tarefa e que vai conseguir – uma boa técnica é fazer uma listinha com todas as tarefas que ela deve realizar e ajudá-la a se organizar para cumprí-las.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades