18 nov

Segurança no playground: 4 dúvidas comuns entre os pais

Seja o playground da escola, condomínio ou dos espaços públicos, os parquinhos infantis significam alegria e entretenimento para as crianças. São ambientes apropriados para que elas consigam se desenvolver, aprender habilidades e serem mais sociáveis e criativos.

Portanto, diante de todas essas características, é fundamental que os pais verifiquem a segurança no playground. Se os brinquedos possuem manutenção frequente, se são fabricados de acordo com as normas da ABNT, entre outros aspectos. Afinal, a intenção é que as crianças possam brincar tranquilas, sem riscos de ocorrer acidentes

Para ajudar os pais a garantirem a segurança no playground enquanto os pequenos se divertem, nós da Brubrinq preparamos esse texto. Vamos explicar algumas dúvidas comuns quando o tema é a proteção das crianças no parquinho. Confira! 

Principais dúvidas em relação à segurança no playground


1. O playground passa por manutenção preventiva?

A segurança no playground está inteiramente ligada ao tipo de manutenção preventiva que ele possui. Por isso, esse é um aspecto que merece destaque. A manutenção preventiva feita por uma equipe técnica é a característica que prevê possíveis falhas dos brinquedos, se alguma peça precisa ser trocada ou se ele apresenta defeito, por exemplo.

O indicado é que a manutenção preventiva seja realizada de seis em seis meses por um profissional especializado e a fim de verificar a estrutura como um todo, desde o espaço onde o parquinho está instalado até a conservação dos brinquedos.

2. É feita uma vistoria diária?

Por outro lado, para garantir a segurança no playground não é necessário esperar a manutenção preventiva; uma vistoria pode ser realizada pelo síndico do condomínio, pelos demais moradores e até mesmo pelos pais antes das crianças brincarem.

Certifique-se de que os brinquedos estão funcionando corretamente e que não apresentam parafusos soltos e enferrujados. De acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o indicado é fazer a vistoria diariamente para averiguar pequenas possíveis irregulares do parquinho infantil.

3. O piso utilizado no playground é o indicado?

Não é somente os brinquedos que merecem atenção para segurança no playground, mas o tipo de piso usado também. Afinal, o espaço serve para amortecer quedas e assegurar que as crianças não se machuquem.

Seja em ambientes fechados como a área de lazer dos condomínios e clínicas pediátricas ou em espaços abertos como os parquinhos da cidade e da escola, as normas da ABNT indicam que os melhores pisos para proteção dos pequenos são os tapetes emborrachados, grama sintética, grama e areia, pois absorvem melhor o impacto em caso de queda.

4. A área de circulação do playground é ampla?

Para instalar um parquinho é preciso ter um ambiente apropriado, para que as crianças brinquem com tranquilidade. Para isso, os brinquedos não podem estar muito próximos uns dos outros, pois os pequenos necessitam de espaço para transitar sem bater nos brinquedos e entre eles também.

Além disso, o playground não pode estar inserido próximo a garagens – no caso de condomínios e escolas – e nem perto da rua – o playground de espaços públicos. Caso esteja, é preciso ter uma rede de proteção para garantir que as crianças não ultrapassem o limite do playground.

Há mais de 20 anos no mercado, os playgrounds Brubrinq contam com certificado de qualidade e oferecem segurança para as crianças. Acesse nosso site e conheça os modelos disponíveis!

RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades