Estamos enfrentando problemas com nosso WhatsApp. Se desejar falar conosco, envie seu contato aqui
30 nov

Segurança no playground: saiba como avaliar

Os espaços de lazer com playground são os locais perfeitos para as crianças brincarem, seja em escolas ou em condomínios. Mas, você como pai, mãe ou responsável já avaliou a segurança no playground? Já pensou se estes locais são seguros para suas crianças?

Quando falamos de crianças, a segurança deve ser prioridade. Por isso, é essencial sempre saber se há segurança no playground onde seus filhos costumam brincar. Neste texto, a Brubrinq separou para você as melhores dicas de como garantir que as crianças estão brincando em um lugar, de fato, seguro. Confira!

 

Como avaliar a segurança no playground?

 

Qual é o tipo de piso?

Se você já avalia como é a segurança no playground, mas foca apenas no brinquedo, saiba que o piso é um fator igualmente importante a ser avaliado! A maioria dos espaços de lazer não possuem um piso apropriado, ou melhor, seguro. Neles, não é utilizado nenhum tipo de revestimento.

Com isso, qualquer queda é motivo para um machucado. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, um piso para playground deve absorver possíveis impactos, como a areia e a grama sintética. Dessa forma, caso a criança caia, as suas articulações serão protegidas.

Portanto, um playground seguro possui um piso que garante quedas seguras. Evite pisos rígidos.

 

Há brinquedos para diferentes faixas etárias?

Todos nós já sabemos que existem brinquedos diferentes para cada idade, incluindo brinquedos para playground. O motivo é justamente a segurança.

Uma área de lazer precisa ter brinquedos para diferentes idades, e assim, todos podem brincar com segurança. A divisão por faixas etárias garante que as crianças se machuquem entre si, mesmo sem querer, pela diferença de idade.

Além disso, os brinquedos em si, devem ser diferentes para acompanhar a capacidade física de cada criança.

 

O espaço para circulação é grande?

Apesar de não existir uma área mínima para instalar um playground, é essencial que o espaço seja suficiente para a circulação das crianças. Os brinquedos não são o único motivo pelo qual as crianças amam o playground.

O local cheio de crianças é convidativo para todos e com isso espaços pequenos podem causar esbarrões entre si e quedas. Além de esbarrar nos brinquedos, se passarem muito perto deles.

 

O local é cercado?

O ideal é que o local onde os brinquedos estão seja cercado. As barreiras de proteção servem especialmente para evitar a circulação das crianças fora da área de lazer. Em condomínios, por exemplo, evita que as crianças circulem onde há passagem de carros.

Para garantir a segurança no playground, é essencial que ele seja cercado.

 

Qual é o material dos brinquedos?

Não são todos os materiais que são seguros para as crianças brincarem. Por exemplo, os playground de ferro não são recomendados, justamente por apresentarem riscos à segurança das crianças. Brinquedos de ferro, em temperaturas altas, esquentam e podem machucá-las.

Prefira levar as crianças para brincar em um playground de madeiras, ou até mesmo de madeira plástica, um novo material no mercado que possui diversas vantagens.

 

O local está bem conservado?

Independente de tudo, o mais importante é que o local, em geral, esteja bem conservado. Este é o requisito básico de segurança no playground. Garanta que eles não estejam quebrados, com parafusos soltos, farpas soltas.

A segurança no playground é importante para que as crianças possam se desenvolver brincando.

 

E aí, gostou das nossas dicas? Esperamos que você coloque-as em prática na próxima ida ao parquinho. Para receber mais conteúdos como este, nos siga no Facebook e Instagram!

 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades