27 jun

Seu filho tem o hábito de ler? Saiba a importância de estimular a leitura na infância

Hoje em dia há tantas opções de entretenimento que tomam a atenção das crianças, que a leitura acaba ficando de lado. Porém, a leitura precisa ser estimulada para que se torne hábito na rotina dos pequenos. 

A leitura tem um papel primordial no desenvolvimento das crianças – é a partir dela que eles fazem a ligação do mundo imaginário com a vida real. Lendo, é possível viajar, criar e assim estimular cada vez mais a criatividade, as habilidades linguísticas, a memória, o conhecimento, além de aumentar a capacidade de concentração e atenção. E esse aprendizado não é momentâneo, ele é acumulativo. Quem tem o hábito de ler desfruta de muitos outros benefícios – como a melhor desenvoltura na escrita, no senso crítico, na cultura e no vocabulário. 

Por esses motivos, é importante incentivar a leitura desde os primeiros anos de vida – e esse incentivo pode começar com pequenas atitudes. Dê livros como presentes para as crianças, leve-as a biblioteca, dê a liberdade de escolha para que elas possam se familiarizar com os livros. 

Crie um cantinho da leitura agradável, sem distrações como tv, celular, computador… Um ambiente calmo, para que a criança não fique agitada e perca o interesse. Não torne a leitura uma obrigação, mas sim um momento de interação e prazer. Especialistas afirmam que ler de 10 a 15 minutos por dia, é o suficiente para se tornar um hábito sadio.

Os livros devem ser escolhidos de acordo com a faixa etária de cada um e com o nível de leitura adequado, pois um desafio excessivo poderá deixá-los desestimulados. Nesse caso, é muito importante valorizar a relação pais-escola, pois a escola tem uma grande influência na rotina das crianças. 
 
Os pais precisam passar para os filhos, a importância da leitura, o valor que ela agrega em suas vidas. Esse é o primeiro e principal passo para estimular a leitura na infância. 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades