5 mar

Socialização na infância: por que é tão importante?

A infância é uma parte importante das nossas vidas, pois é nela que moldamos a nossa personalidade. A socialização na infância é valiosa para as crianças e afeta diretamente seu comportamento na vida adulta. A interação social ensina formas de como lidar com as pessoas no mundo afora.

Para conhecer mais sobre a importância da socialização na infância, confira o texto a seguir!

Importância da socialização na infância

O processo de socialização em nossas vidas é constante, mas é na infância que esse processo faz mais diferença. O primeiro contato das crianças é normalmente iniciado na escola, conhecendo seus colegas e professores. Potencialmente, a criança irá criar laços de amizades, que são essenciais para inclusão no ambiente escolar. 

Na escola, o principal meio de socialização de uma criança, é importante que ela tenha amigos. Os benefícios vão da melhora do rendimento escolar até de ter companhia na hora do intervalo. 

A socialização na infância ensina à criança regras de convivência que ela não aprenderia sem o convívio com outras pessoas. Podemos citar como exemplos: respeitar outras pessoas, aprender a dividir e saber lidar com as possíveis frustrações.

Desafios da socialização na infância

A interação social na infância pode ser complicada para alguns tipos de crianças. A timidez excessiva, por exemplo, é um dos principais fatores que impedem uma boa interação. Sendo tímida, a criança tem dificuldade de se comunicar com outras pessoas, o que pode atrapalhar sua interação até na vida adulta.

A autoconfiança também é um fator que prejudica na socialização na infância. A falta de confiança faz com que a criança não tenha coragem para iniciar ou manter uma conversa.

O apego excessivo aos pais, por fim, é o fator mais agravante que impede a boa socialização da criança. Crianças muito apegadas aos seus pais costumam se sentir deslocadas sem a presença deles. Isso gera um certo medo de situações sociais e atrapalha a socialização e todos os benefícios que ela traz.

Como os pais podem ajudar

Sabendo como a socialização na infância é importante, é hora dos pais repensarem como seus filhos estão passando por esse processo. 

A primeira convivência das crianças se dá com a família, mas não deve se limitar somente a isso. Ser pais que se preocupam excessivamente com seus filhos pode causar o apego excessivo — citado anteriormente como um dos desafios a serem enfrentados para a socialização. Aprender a lidar com o crescimento dos pequenos é essencial para que eles aprendam a construir uma vida própria no futuro. 

A escola foi muito citada neste texto por facilitar e introduzir diversas possibilidades de interação. Mas, além da escola, os pais podem (e devem) expor as crianças a outros eventos sociais. Algumas opções são os espaços kids, playgrounds e até mesmo festas infantis.

A atenção ao comportamento da criança quando exposta a interação é também muito importante. Caso algum sinal de timidez ou receio em uma interação com outra criança ocorra, incentive-a de forma natural a iniciar uma conversa, por exemplo. 

É muito importante respeitar o tempo da criança que está com dificuldades em socializar, sem pressionar ou impor cobranças. Estes comportamentos apenas atrapalham o processo.

Se você gostou deste conteúdo, siga-nos em nossas redes sociais, no Facebook e Instagram, para receber mais novidades!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades