6 nov

Volta às aulas pós pandemia: o que esperar?

Ninguém contava que as aulas presenciais ficariam por tanto tempo suspensas devido ao coronavírus, por isso esse é um assunto que ainda preocupa muitos pais e educadores, já que não há uma data certa para que tudo retorne ao “normal”. A pandemia do coronavírus afetou diretamente as aulas de crianças e adolescentes, e é sobre isso que vamos falar hoje: afinal, quais as expectativas da volta às aulas pós pandemia? 

O cenário da pandemia e as aulas presenciais

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou um surto de pandemia, que ficou conhecido como a pandemia do novo coronavírus – COVID-19. Essa declaração mudou a rotina de grande parte da população, afetando diretamente empresas, escolas, locais públicos e qualquer outra atividade que pudesse ocasionar aglomerações de pessoas.

O que ninguém esperava é que esse isolamento social fosse perdurar por tanto tempo. Meses já se passaram e ainda não pode se dizer que há uma data prevista para que todas as atividades voltem a acontecer normalmente – incluindo as aulas presenciais. 

Na intenção de reduzir as consequências no aprendizado das crianças, educadores encontraram uma solução interinamente, propondo aulas online, que para muitos ainda têm sido a única forma de manter uma rotina de estudos, mesmo que em casa. 

Temos um conteúdo exclusivo em nosso blog abordando algumas dicas de como manter o interesse das crianças nas aulas online: clique aqui para conferir o conteúdo na íntegra. 

Quais as expectativas da volta às aulas pós pandemia?

E por falar em rotina, após tudo isso que passamos durante esse período, obviamente nosso dia a dia e dos pequenos não serão mais os mesmos tão cedo – e isso vale também para a volta às aulas pós pandemia.

Estudos apontam que o coronavírus pode ficar circulando até nos próximos dois anos, ou seja, não podemos simplesmente abandonar os cuidados de higiene e de distanciamento social de uma hora para outra. 

Em alguns lugares, as aulas presenciais já retornaram, mas para que isso fosse possível, medidas preventivas foram necessárias para adaptar a escola, as salas de aula e os alunos para essa nova rotina de cuidados, principalmente para garantir que a escola seja um local seguro e apto a atender seus estudantes e professores na volta às aulas pós pandemia. 

Volta às aulas pós pandemia: ensino facultativo

A maior parte das escolas que voltaram com as aulas presenciais estão seguindo o modelo de aulas facultativas, ou seja, não é obrigatória a frequência, é para aqueles que podem e querem comparecer. Diante da atual circunstância, ainda à espera da vacina, não seria justo fazer com que as crianças e professores voltassem de forma obrigatória. 

Por esse motivo, muitas escolas estão atendendo 50% da quantidade de alunos que atendiam antes, justamente para seguir as medidas de distanciamento social dentro das salas de aula. 

1. Planejamento 

O recomendado é que a escola e os educadores criem um planejamento antes da volta às aulas pós pandemia. O planejamento deve envolver os professores, funcionários, alunos e até mesmo os pais, que receberão as orientações a serem seguidas. No planejamento precisa ser definida quais as medidas preventivas a serem tomadas e quais os meios necessários para que elas sejam respeitadas da melhor forma possível. 

2. Medidas preventivas

E por falar em medidas preventivas, elas são os principais pontos a serem planejados e colocados em prática. As medidas preventivas mais importantes na volta às aulas pós pandemia são:


– Medir a temperatura de todos que têm acesso à escola diariamente;

– Exigir que seja obrigatório o uso de máscara durante a permanência nas dependências da escola;

– Disponibilizar álcool gel nos ambientes internos;

– Garantir a higienização dos ambientes internos e externos da escola diariamente;

– Não permitir a entrada de pessoas do grupo de risco;

– Evitar atividades que possam ocasionar aglomerações;

– Conscientizar alunos, colaboradores, pais e educadores sobre a importância de manter essas medidas preventivas para o bem de todos;

Além dessas medidas, é essencial que a escola organize suas atividades de forma que respeite o distanciamento social. As carteiras devem ser afastadas e alternadas, o horário de aula das turmas também precisa ser alternado, para que na entrada, saída e intervalo não aconteçam aglomerações. 


Seguindo essas dicas de volta às aulas pós pandemia, se torna mais seguro retornar a rotina de estudos. E se você gostou deste conteúdo, confira muitos outros nas redes sociais da Brubrinq: Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades