28 mar

Volta às aulas! Saiba como motivar os pequenos a estudar

Todo começo de ano traz grande empolgação para alguns e certo desânimo para outros. Isso porque crianças reagem de maneiras diferentes ao retorno dos seus estudos. A época de volta às aulas, no entanto, é sinônimo de aprendizado, e é muito importante começar o ano com o pé direito.

Porém, em muitos casos, pode ser difícil fazer com que seu filho tenha interesse e se sinta motivado a estudar. As razões para isso podem ser as mais diversas, indo desde o simples não entendimento da matéria até o tempo excessivo estudando sem pausas saudáveis, por exemplo. Por outro lado, ainda que motivar possa ser mesmo uma tarefa complicada, ela não é impossível.

Mesmo que a volta às aulas já tenha ocorrido há mais de um mês, o primeiro período de provas está se aproximando. Como esta época é responsável pelas primeiras notas e pode deixar muitas crianças e até famílias sobrecarregadas, é mais importante ainda estimular o aprendizado nestes meses.

Pensando nisso, a Brubrinq trouxe para você um guia com algumas dicas para te ajudar a motivar seu filho a estudar. Note que cada um dos conselhos pode funcionar de maneira diferente de acordo com cada um. É essencial que você ponha em prática todas as dicas para descobrir o que é melhor para o seu caso. Saiba mais abaixo!

Volta às aulas: Dicas de motivação

Elogie as pequenas conquistas

Esta provavelmente é uma das dicas mais significativas – e não só para os estudos! Se você deseja que seu filho seja dedicado em qualquer atividade na vida, nunca deixe de valorizar e elogiar cada pequena conquista do dia a dia.

Quanto à rotina estudos propriamente dita, o que você pode fazer é demonstrar interesse e estimular a conversa quando a criança falar sobre o que anda aprendendo. Além disso, frases como “eu sabia que você conseguiria” após a realização de alguma atividade são ótimos incentivos

Crie ambientes sem distrações

Um dos muitos motivos para a falta de interesse e até a dificuldade em estudar pode ser a falta de concentração. O mundo em que vivemos atualmente é cheio de estímulos vindos de diferentes mídias, o que faz qualquer um dispersar com facilidade.

Para extrair o melhor de um momento de estudo, o ideal é que você crie um ambiente livre de distrações como celulares, TVs e videogames. Assim, será mais fácil focar em apenas uma atividade.

Estabeleça metas alcançáveis

Se existe algo que nos motiva a seguir adiante, podemos citar, sem dúvidas, a conquista de resultados. A criação de metas, se feita de maneira correta, pode ser extremamente efetiva na motivação. Porém, nada de objetivos mirabolantes!

Algumas sugestões de objetivos simples são “aprender algo novo todo dia”, “resolver x exercícios por semana”, e por aí vai. Se a meta for um pouco maior, como tirar determinada nota em uma prova, uma ideia é deixar o valor da nota em um local visível, para que a criança tenha sempre o alvo em mente.

Não brigue, apoie

A última dica da nossa lista é tão relevante quanto a primeira. Em grande parte dos casos, quando a criança chega em casa com uma nota baixa, a reação imediata dos pais é brigar. No entanto, este dificilmente será o melhor caminho.

Afinal, para a nota baixa existir, existe também um motivo por trás. Procure conversar e, principalmente, dar apoio à criança. Assim, além de descobrir as possíveis razões, você poderá ajudar a prevenir que mais notas baixas aconteçam.

Como você deve saber, a época de volta às aulas pode apresentar dificuldades diferentes para cada um. Entretanto, com estas dicas, ela pode ser mais tranquila. Gostou do texto de hoje? Continue acompanhando a Brubrinq! Basta seguir nossas redes sociais: nós estamos no Facebook e no Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades