Se você pensa em inserir um playground no seu condomínio, escola, shopping ou em outro local, saiba que a segurança e o conforto das crianças devem ser prioridade. Um dos pontos cruciais para garantir um ambiente adequado é a escolha de um piso para playground.
O piso não é apenas uma questão de estética para combinar com o espaço e ficar harmônico, mas ele desempenha um papel fundamental para diminuir os riscos de lesões e grandes acidentes. Por garantir uma base sólida para as atividades recreativas, as crianças contam com uma segurança a mais para se divertirem.
Por isso, é indispensável entender quais são os diferentes tipos de pisos disponíveis, para verificar qual é a melhor escolha para o seu projeto. Descubra quais são a seguir!
A importância do piso para playground
Esse item não deve passar despercebido na hora de inserir um parquinho infantil, independente do lugar. Como falamos logo no início, o piso para playground ajuda a proteger a integridade física das crianças e proporcionar um ambiente livre de riscos.
As principais vantagens de investir em um bom piso são:
- -Ajuda a prevenir lesões durante possíveis quedas, saltos e brincadeiras que podem resultar em acidentes;
- -Amortece impactos através da sua estrutura macia e flexível e reduz problemas;
- -Fornece uma superfície plana, sem irregularidades, para que todas as crianças possam ter acesso à área recreativa.
💡 Leia também: Como é o parque ideal para as crianças brincarem
Os tipos de piso para playground
Existem algumas opções disponíveis no mercado, sendo que separamos as principais para você entender as características e diferenças. Veja abaixo:
Piso de borracha
O piso de borracha para playground, também conhecido como “piso emborrachado”, é a escolha mais comum para parquinhos infantis. Isso porque as suas propriedades fornecem tecnologia antiderrapante e amortecedores de impacto. Geralmente, esse revestimento é feito com borracha reciclada ou sintética, sendo disponibilizado em diferentes cores e espessuras.
Nesse sentido, o piso emborrachado absorve os diversos impactos, principalmente quedas, além de reduzir o risco de ferimentos graves. Já a superfície antiderrapante consegue oferecer uma excelente segurança aos pequenos, principalmente em dias úmidos ou chuvosos.
É uma das opções mais recomendadas para quem busca por piso para playground!
Grama sintética
A grama sintética também é indicada para ser o piso para playground. Além da sua aparência natural, o revestimento fornece alta durabilidade e uma boa capacidade para absorver impactos. A sua estrutura é macia e confortável, ajudando a minimizar riscos de lesões.
Outro fator positivo desse tipo de piso é a sua resistência ao clima, ou seja, independente da estação do ano, ela não sofrerá com a mudança do tempo.
Areia
É comum ver a areia em diversos parquinhos, pois é a opção mais clássica dentre essa lista. Isso porque é acessível, sendo possível adquiri-la rapidamente. Entretanto, ela não apresenta um bom grau de absorção de impactos, apesar de ser uma superfície macia.
Vale lembrar que a areia exige uma manutenção regular, principalmente para deixar a superfície plana e retirar objetos que podem ser prejudiciais aos pequenos.
💡 Pode ser útil: Por que modernizar o espaço recreativo de escolas e creches?
Qual o melhor piso para playground?
Todas as opções de piso para playground que apresentamos são ótimas. A escolha entre uma ou outra vai depender do valor que você tem a investir. Porém, em nossa visão, a opção mais segura e confortável para as crianças é a de piso de borracha.
Esse tipo de piso oferece diversos benefícios, como vimos. O seu custo-benefício é atrativo, além de apresentar espessuras e cores diferentes, de acordo com suas necessidades e objetivos.
Então, gostou deste conteúdo? Esperamos que consigamos te ajudar nessa escolha!
Aproveite para conferir mais conteúdos no blog da Brubrinq e saber mais sobre o universo de playgrounds. Até a próxima!