24 out

A importância do contato com a natureza para crianças

Muitas vezes, com as responsabilidades do dia a dia, acabamos nos afastando do contato com a natureza – e nós adultos sabemos a falta que isso nos faz. Mas e nossas crianças, será que estão tendo o contato necessário com a mãe natureza? E qual importância tem essa vivência no desenvolvimento infantil?

Gato, cachorro, pato, galinha, formigas, tartaruga, terra, água e ar puro – as crianças precisam conhecer, sentir, cheirar, reconhecer a natureza. Só com essas experiências elas podem aprender que fazem parte desse meio, que estão envolvidas na manutenção e no equilíbrio do meio ambiente. 

A criança aprende também que cada espécie, cada família, cada grupo tem uma forma diferente de viver, de comer, de sobreviver. Isso faz com que ela amplie seu conhecimento e aprimore seus sentidos. Ao conhecer novos cheiros, texturas, cores e formatos ela estimula seu sentido sensorial. Na questão física, a criança tem mais chances de se movimentar e brincar ao ar livre, sem contar na noção espacial, que ela descobre que a natureza e o mundo são muito maiores do que ela está acostumada a ver em casa. 

Com esse contato direto com a natureza, a criança estimula, também, sua paciência, calma, concentração, curiosidade e até independência. É importante que os pais permitam uma convivência a vontade, como andar descalço, sentir a grama e a terra, brincar na areia, experimentar novas sensações. 

Além dos benefícios para a saúde mental, existem os benefícios para a saúde física. Especialistas afirmam que o contato com alguns microorganismos ajuda o sistema imunológico a funcionar corretamente, aumenta a produção de anticorpos e melhora a resistência. 

Para permitir essas experiências com a natureza, os pais podem levar as crianças para brincar no parque, na praia, no sítio e até visitar zoológicos. Gostou das dicas e do conteúdo? Acesse nosso site e se cadastre para receber todas as novidades! 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades