2 ago

Entenda a importância do esporte na infância

A infância é a fase em que as crianças desenvolvem habilidades motoras e sensoriais. Por esse motivo você deve conhecer a importância do esporte na infância 

Muitos especialistas indicam a prática de esportes como auxílio para um crescimento saudável. Natação, basquete, futebol, judô e ballet são algumas das muitas modalidades que podem ser praticadas pelos pequenos e que mostram com clareza a importância do esporte na infância. 

De acordo com pesquisas, as crianças estão aptas a fazer exercícios desde os primeiros meses de vida, desde que haja, é claro, prescrição médica indicando qual modalidade pode ser realizada. Além disso, a prática de esporte, principalmente em grupo, faz com que as crianças aprendam lições de socialização, tal como liderança, compartilhar com o outro e enfrentar frustrações. 

Mas não é somente essas ocorrências que mostram a importância do esporte na infância. Quer saber quais os benefícios da prática de exercícios quando criança? Acompanhe no texto de hoje as dicas que a Brubrinq preparou para você! 

A importância do esporte na infância 

Redução dos índices de obesidade 

A obesidade infantil vem crescendo cada vez mais no Brasil, e as causas são variadas: sedentarismo, má-alimentação, problemas graves de saúde, entre outros. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria revelam que entre meninos e meninas brasileiras de 5 a 9 anos 33% estão acima do peso e, o mais impressionante, 15% estão obesos.

Caso esses dados não sejam revertidos, a estimativa é que em 2025 11,3 milhões de crianças estejam obesas no país. Para modificar essa situação a prática de esportes, junto com uma alimentação saudável, deve ser uma rotina desde os primeiros meses de vida, pois ela previne também doenças como diabetes, hipertensão e colesterol. Isso reafirma e mostra a real importância do esporte na infância.  

Ameniza a ansiedade 

Na infância, as crianças apresentam muita energia, e ela precisa ser gasta de alguma maneira. Caso contrário, os pequenos ficam agitados e ansiosos. Essa é mais um fator que revela a importância do esporte na infância. 

Durante a prática dos exercícios são liberados hormônios como a endorfina no cérebro, que ajuda no controle da ansiedade. Além disso, os resultados podem ser percebidos também na melhora do sono e da alimentação dos pequenos.  

Previne o sedentarismo 

O sedentarismo é a causa de muitos problemas de saúde nas crianças, principalmente obesidade, diabetes e aumento do colesterol. Para que esses problemas fiquem longe de seus filhos, realizar alguma atividade física pode ser uma das soluções mais indicadas.

Além de essas atividades serem saudáveis, elas fazem com que os pequenos aprendam a ter a prática de esporte como rotina, mesmo depois adultos. 

Ensina a ter disciplina 

Outra amostra da importância do esporte na infância é que ele ensina as crianças a ter responsabilidades com horário, frequência e a seguir regras. Toda modalidade conta com normas, que são repassadas para os pequenos e que devem ser acompanhadas com responsabilidade. 

Mas, afinal, como posso incentivar a prática de esportes para meu filho?

A importância do esporte na infância é tanta que ela deve ser estimulada pelos pais desde os primeiros meses de vida; cerca de 5 ou 6 meses após o nascimento. Quando falamos nas crianças, o segredo do incentivo está na participação dos pais nas atividades também, o que traz mais segurança e confiança para os pequenos, além de ajudar na aproximação e convívio entre pais e filhos

Gostou das dicas? Siga a Brubrinq no Facebook e Instagram e receba mais informações como essas! 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades