Notícias

Notícias / Diversos /

Grama Sintética x Borracha: qual o piso para playground mais recomendado?

O piso de um playground é tão importante quanto os próprios brinquedos. É graças a ele que crianças brincam e seguem protegidas em casos de queda. Por cobrirem toda a área do parquinho e terem papel tão significativo na segurança, é importante que a escolha do piso para playground seja feita com o mesmo carinho e atenção depositados na seleção dos brinquedos.

É evidente que, ao construir um parquinho infantil, busca-se a entrega do melhor resultado em todos os fatores. Escorregadores, balanços, gangorras e carrosséis são capazes de proporcionar muita diversão e deixar as crianças entretidas, porém isso não é o suficiente para que um playground cumpra sua função sem maiores problemas.

Com o intuito de garantir não só o divertimento, mas também a proteção, fique atento durante a instalação do playground. Busque alternativas que oferecem resistência e amortecimento, sempre de acordo com o que determina a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e evite o uso de concreto, por exemplo, visto que ele é uma superfície dura que pode machucar seriamente.

É aí que vem a dúvida: qual piso devo instalar no meu playground? Tenha sempre em mente que é fundamental priorizar os aspectos de segurança aos estéticos. Pisos de madeira colorida podem ser muito bonitos, mas, como não absorvem muito bem possíveis impactos, é melhor evitá-los.

Duas opções regularmente recomendadas são os pisos de grama sintética e os pisos de borracha. Ambos possuem as características que pisos seguros devem ter, além de exigirem manutenções em maiores intervalos de tempo e serem extremamente resistentes. Leia mais abaixo sobre cada um deles e saiba qual é o mais indicado para a sua demanda!

 

Piso para playground de grama sintética

Muita variedade é encontrada no mercado de gramas sintéticas, a começar por suas medidas. Normalmente adquiridas por metro quadrado, é comum ver em playgrounds e espaços de lazer em geral a utilização de gramas de 10 e 12mm, ainda que isso não seja uma regra. Essas medidas garantem o alívio de impactos menores e evitam arranhões.

Seu grande diferencial em comparação à grama convencional é a durabilidade. Como não precisa ser irrigada e adubada, a manutenção é menos rigorosa e o estado de novo é mantido por um bom tempo. É superior ao outro tipo de grama também por causa da capacidade de absorção de impacto, já que geralmente possui placas de amortecimento sob a superfície.

Outro detalhe não menos importante em relação a este piso para playground é que ele une a segurança à estética. A grama sintética combina com o espaço de parquinho e, por possuir baixo desgaste, agrega beleza e a mantém por anos.

 

Piso para playground de borracha

A característica mais marcante de um piso de borracha é ser antiderrapante. Ou seja, além das preocupantes quedas, ele também é eficiente contra tropeços e escorregões. Ainda que seja menos macio que a grama sintética, este piso conta com uma absorção maior, viabilizando a instalação de brinquedos de altura mais elevada.

Assim como o anterior, é feito com material extremamente durável, podendo ser utilizado por até uma década. No entanto, sua aparência não permanece tão conservada quanto a da grama. Sua manutenção também não é complicada e são pisos facilmente laváveis, exigindo apenas água pressurizada e sabão.

O principal contraponto do piso de borracha, contudo, é a instalação. É essencial que se tenha um cuidado redobrado com os pontos de união dos blocos, garantindo que eles não sejam muito distantes. Pisos de borracha em superfícies irregulares também são perigosos e representam um risco ainda maior no caso de quedas. Tenha certeza de que o local é apropriado e não apresenta essa característica antes de incorporar a borracha.

 

Fica evidente, portanto, que a superioridade de uma opção depende de cada caso. Se o seu playground conta com brinquedos muito grandes, é recomendado que você invista em um piso de borracha. Se esse não for o caso e o orçamento for um pouco mais baixo, um piso de grama sintética é a melhor opção.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em adquirir alguma dessas opções de piso para playground? Entre em contato com a Brubrinq e nós te ajudamos!

Facilidade de Compra: Qualidade garantida:

Agência Digital WEBI