30 out

Saiba quais são os principais exames que devem ser feitos na infância

Uma dúvida frequente entre os pais é: quais os exames que devem ser realizados nas crianças? Ninguém quer ver os pequenos sofrendo de algum tipo de dor ou doença. Pensando nisso, listamos os principais exames que devem ser feitos na infância para assegurar que está tudo bem com a saúde deles!

Os cuidados com a saúde da criança começam no pré-natal e devem continuar com consultas pediátricas até na adolescência. É indicado que no primeiro ano de vida o bebê vá ao pediatra uma vez por mês. Com 2 anos, vá de três em três meses e dos 3 aos 5 anos, vá até duas vezes no ano. A partir dessa idade, consultas anuais já são suficientes para acompanhar a saúde da criança.

Existe uma discordância de opiniões de alguns médicos sobre fazer os exames de sangue e de fezes periodicamente na infância, por isso é muito importante que você tenha confiança no pediatra que acompanha seu filho, pois é ele quem solicita os exames de rotina.

Com o exame de sangue é possível detectar anemia, problemas no sistema imunológico, problemas cardiovasculares, doença celíaca, deficiência de vitaminas e minerais. Além disso, o exame dá informações importantes sobre a contagem de células vermelhas, brancas e plaquetas em casos de quadros infecciosos.

Outros exames indicados na infância são: exame de vista e audiometria. O primeiro é para identificar possíveis problemas de visão como hipermetropia, astigmatismo, miopia e estrabismo. Já o segundo, busca identificar se a criança possui alguma variação da capacidade de percepção auditiva.

Um exame importante também é o Raio-X de Idade Óssea, que consiste num raio-X do punho e da mão que mostrará o nível de maturação dos ossos e indicará o “potencial de crescimento” que a criança tem.

Para ficar por dentro de mais dicas como essas, siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades