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Sono infantil: como fazer a criança ter uma boa noite de sono

Como sabemos a infância é época de desenvolvimento cerebral, motor e social. E para que todas essas características evoluam corretamente, as crianças precisam de estímulos e hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e boas noites de sono. O sono infantil é parte fundamental para o crescimento dos pequenos.

Para quem não sabe, o nosso cérebro está em formação até os 21 anos, e grande parte disso acontece durante as horas de sono. Portanto, a criança ter as horas de sono em dia, como indicado por especialistas, é importante para que problemas futuros não afetem o dia a dia dos pequenos.

Afinal, entre as consequências do sono infantil irregular temos falta de concentração, variação de humor, obesidade infantil e até mesmo depressão, doença que, infelizmente, cresce cada vez mais.

Vários fatores colaboram para que o sono infantil seja de qualidade. Quer saber quais são? Acompanhe as dicas que a Brubrinq preparou para auxiliar seu filho a ter uma noite de sono tranquila e sossegada!

 

4 dicas para melhorar o sono infantil

 

1. Crie uma rotina do sono

A qualidade do sono infantil está ligada aos hábitos diários que as crianças possuem. Por isso é importante criar uma rotina do sono para os pequenos, fazendo com que eles durmam sempre no mesmo horário. Além de oferecer tranquilidade para as crianças, o sono regular colabora para o bom humor e diminui a ansiedade, deixando eles mais calmos para as horas de descanso.

 

2. Estabeleça uma alimentação saudável

O tipo de alimentação também influencia no sono infantil. Alimentos pesados e com muito açúcar, carboidratos, frituras e gorduras ingeridos um pouco antes da hora do sono não deixam as crianças terem um sono tranquilo, já que demoram mais tempo para serem absorvidos pelo organismo.

Logo, é fundamental introduzir uma alimentação saudável na vida das crianças, incluindo frutas, verduras e sucos naturais. Estes não ajudam somente no sono infantil, mas também para que os pequenos criem o hábito da boa alimentação depois de adultos. Além disso, consumir alimentos saudáveis previne doenças, tal como a obesidade.

 

3. Evite o uso de smartphones e computadores

Um pouco antes de dormir é importante evitar que as crianças façam uso da tecnologia. Computadores, tablets e smartphones emitem muita luz, que dificultam a produção do hormônio do sono, a melatonina.

O indicado é que, mais próximo da hora de dormir, as crianças fiquem num ambiente tranquilo, com pouca luz e sem muito barulho, para que, assim, consigam descansar, sem dificuldades.

 

4. Evite atividades agitadas

Para que o sono infantil tenha uma boa qualidade, assim como já foi citado, é necessário tranquilidade. Com isso, nada de atividades que agitem as crianças antes de dormir, seja brincadeiras ou esportes. Eles aceleram o metabolismo e os batimentos cardíacos dos pequenos, o que impede a calmaria para uma boa noite de sono.

 

Você sabe quantas horas seu filho precisa dormir à noite? Descubra abaixo:

 

Recém-nascidos: 14 a 17 horas

Bebês: 12 a 15 horas

Crianças de 3-5 anos: 10 a 13 horas

Crianças de 6 a 13 anos: 9 a 11 horas

 

Gostou das dicas? Com esses passos o sono infantil tem a qualidade necessária para ajuda no desenvolvimento saudável das crianças!


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