Os lugares mais comuns em que encontramos brinquedotecas são em escolas, hospitais, creches e estabelecimentos comerciais.
Não é raro encontrar brinquedotecas em espaços como mercados, shoppings e restaurantes. Estabelecimentos comerciais apostam neste tipo de espaço como um recurso para que os pais possam resolver o que precisam com mais tempo e tranquilidade, enquanto os filhos podem brincar e interagir com outras crianças.
Já nas escolas, a brinquedoteca tem um papel diferente. No ambiente escolar, esse espaço é fundamental para a construção de conhecimento e de valores. A brinquedoteca proporciona que a criança se desenvolva, adquira autonomia, senso crítico, iniciativa entre outros tantos benefícios proporcionados por esse espaço. A criatividade e a imaginação, que são peças importantes do crescimento da criança, são os mais estimulados.
Em um ambiente formado pelo coletivo é necessário aprender a respeitar o próximo, a competir, a participar e a cooperar. A brinquedoteca fornece essa oportunidade e proporciona também, criar inúmeras experiências por meio do convívio coletivo. Isso auxilia na forma como a criança vai lidar com problemas e possíveis conflitos com os colegas.
Já nos hospitais, a brinquedoteca tem uma função que vai além dos seus objetivos já mencionados. Nesse espaço, a presença de brinquedoteca é tão essencial, que há uma lei, a n°11.104/05, que tornou obrigatória a instalação de brinquedotecas nos hospitais brasileiros. Isso devido à eficiência da brinquedoteca no desenvolvimento infantil e da relevância dos efeitos terapêuticos do brincar na cura das crianças.
Quando uma criança precisa ser submetida a algum tipo de tratamento ou procedimento cirúrgico, ela consequentemente fica mais debilitada e desanimada. Por conta disso, o objetivo da brinquedoteca em hospitais é trazer a distração, diversão, alívio da dor e elevação da autoestima, extremamente importantes para que a criança tenha vontade de continuar o tratamento.
As atividades trabalhadas na brinquedoteca auxiliam a evitar que a criança deixe de continuar seu desenvolvimento físico e motor e também suas atividades psicomotoras. Estimula a criança a querer melhorar. Outro fator primordial é o apoio familiar oferecido pelo espaço da brinquedoteca, que une pais e mães e os incentiva a não perder a esperança.
Como podemos ver, a brinquedoteca tem uma função essencial no desenvolvimento infantil, seja em escolas, hospitais ou shoppings. Por isso, no próximo post da série sobre brinquedotecas vamos ensinar você a montar a sua. Fique ligado em nosso blog!