A brinquedoteca é um espaço de compartilhamento e livre uso de brinquedos por seus visitantes. A brinquedoteca tem como alvo o público infantil e como principal objetivo proporcionar liberdade para que a criança possa explorar o lúdico e mergulhar em sua imaginação. Esse é o espaço em que a criança pode expressar sua criatividade, unindo a brincadeira e o aprendizado.
Surgimento da Brinquedoteca pelo mundo:
O sistema de compartilhamento de brinquedos surgiu em 1934, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Nessa época, o país passava por uma forte depressão econômica e as crianças estavam furtando os produtos de uma loja de brinquedos. A fim de acabar com o problema, o dono da loja resolveu criar um serviço de empréstimo de brinquedos, utilizado até hoje nas brinquedotecas.
No Brasil o primeiro projeto de brinquedoteca surgiu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em 1971. Nesse ano, uma grande exposição de brinquedos pedagógicos para os pais dos excepcionais, professores e alunos foi realizada pela associação. Como a exposição foi um sucesso, a APAE implantou a Ludoteca, um sistema de rodízio de brinquedos e materiais pedagógicos. Nesse espaço os brinquedos passaram a ser utilizados no formato das bibliotecas tradicionais, com empréstimo e devolução.
Depois desse primeiro passo, a primeira brinquedoteca, da forma como ela é conhecida atualmente, voltada para o ato de brincar, foi criada pela escola de educação especial Escola de Indianópolis, hoje Instituto Indianópolis, em São Paulo.
Devido a grande importância da brinquedoteca na educação infantil, em 1984 foi criada a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivos divulgar o conceito de brinquedoteca e evidenciar sua relevância.
Esse é o primeiro post de uma série sobre brinquedotecas. No próximo post você vai saber sobre os objetivos e benefícios da brinquedoteca.
Acompanhe nossa fanpage e fique por dentro de tudo que acontece na Brubrinq!