Notícias

Notícias / Diversos /

Como melhorar a socialização das crianças?

Toda criança precisa brincar. Essa frase não se resume apenas à diversão e entretenimento, mas também à saúde das nossas crianças durante a infância. A interação com o ambiente, com os amigos e com as brincadeiras é essencial para o desenvolvimento infantil.

A socialização das crianças é parte importante do aprendizado colaborativo. É por meio da interação com outras crianças que os pequenos aprendem e adquirem segurança. Com isso, desenvolvem inúmeras habilidades, expressando suas vontades, seus desejos, suas frustrações, além de parcerias para conquistarem seus objetivos.

Brincar é importante

Interagir com outras crianças é a maneira com que vão aprender a lidar com o mundo. Para as crianças, a brincadeira é a melhor forma de abordar assuntos. Nessa fase, o estímulo lúdico da imaginação, das cores, dos formatos, dos locais e das atividades é a ferramenta mais eficaz para se comunicarem.

Além disso, a socialização das crianças, por meio de brincadeiras, possibilita que a criança se identifique como pessoa, mesmo inserida em um grupo. Somente através do autoconhecimento ela saberá do que gosta e do que não gosta. Isso a fará mais confiante, pois saberá, com argumentos, se posicionar diante os outros.

Benefícios da brincadeira

Um dos aspectos mais relevantes da brincadeira é o fator social. A socialização de crianças por meio de atividades coletivas simples, como correr, jogar, pular e fazer gincanas, estimula as competências sócio emocionais do cérebro, ampliando nossa habilidade de cooperativismo, argumentação e afeto.

As brincadeiras em conjunto também promovem o autoconhecimento. A criança aprende os limites do seu corpo, desenvolve habilidades para saber quando e qual o risco de se machucar ou machucar um amigo. Passa a conhecer melhor sobre força, impacto, coordenação e sobre seus potenciais.

Com isso, a socialização das crianças ensina aos pequenos sobre respeito ao próximo, quando ouvir e quando falar. Permite diálogos, negociação e posicionamento. Assim, sem que percebam, estão se distanciando das diferenças e focando no que possuem em comum.

Socialização e saúde

As brincadeiras são atividades físicas que gastam muita energia. Correr, pular, subir, descer e falar podem ser aliadas no combate ao sedentarismo infantil. Através de atividades físicas lúdicas é possível diminuir os índices de obesidade infantil.

A socialização das crianças também evita depressão e promove a segurança, fortalecendo os aspectos emocionais. Estimula o prazer, a diversão e a brincadeira em conjunto. Ajuda a diminuir a ansiedade e contribui para o bom funcionamento do metabolismo.

E não é só o corpo que trabalha. O cérebro funciona o tempo todo em conjunto com o corpo. Quando estimulado pelas crianças de forma lúdica, o aprendizado acontece. As amizades na infância são essenciais para o desenvolvimento infantil até a fase adulta.

Da imaginação ao raciocínio estratégico, as brincadeiras passam por diversos campos como matemática, português, geografia, sem que a criança perceba. Contar para se esconder, visitar outro país, dialogar, escrever na lousa são inúmeros pontos positivos de aprendizado.

Incentivando a brincadeira

Conhecer amigos, fazer novas amizades é de extrema importância para as crianças. Cabe aos pais incentivarem a busca por locais em que essa interação infantil aconteça com mais frequência. 

Parques e playgrounds estão espalhados pelas cidade promovendo esse convite o tempo todo e, na maioria das vezes sem custos. Sair de casa com seu filho irá fazer com que ele gaste energia de maneira saudável e prazerosa. Conhecer novas pessoas é aprender a conviver com o mundo.

A Brubrinq colabora com o desenvolvimento das crianças e acredita que a melhor forma de socialização infantil é através da brincadeira. Conheça nossos produtos, siga nosso Facebook e saiba como é possível ajudar com diversão e saúde.

Facilidade de Compra: Qualidade garantida:

Agência Digital WEBI