O parque infantil em espaços privados e públicos promove diversão e alegria às crianças. Porém, para que isso aconteça de forma tranquila, é de extrema importância adquirir brinquedos que possuem certificações de segurança.
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é um dos órgãos nacionais responsáveis por orientar as recomendações de compras de playground infantil, por exemplo.
Embora seja um local de lazer, o parquinho também é um ambiente que, infelizmente, pode gerar alguns acidentes, seja ao ar livre, no condomínio, entre outros.
Por isso, é importante adquirir um equipamento seguro para fornecer tranquilidade aos pequenos e também aos pais. Continue a leitura para entender a importância de ter um parque infantil certificado!
Por que investir em um parque infantil certificado?
O parque infantil, ou playground infantil, é um espaço para que as crianças possam brincar no condomínio, na escola, no shopping, na churrascaria ou em qualquer outro espaço de socialização.
Através disso, todo cuidado é pouco quando o assunto é garantir a segurança e bem-estar dos pequenos. Uma boa infraestrutura e um espaço adequado, por exemplo, são fatores essenciais para evitar acidentes.
Ao investir em parque infantil, você deve procurar empresas que estão associadas a entidades como ABNT e também o INNAC (Instituto Nacional de Avaliação da Conformidade em Produtos). Os dois são órgãos que certificam os padrões de produção e qualidade dos parquinhos.
Na prática, isso significa que as empresas que seguem as normas dos órgãos buscam minimizar os riscos de problemas de segurança dos brinquedos. Ou seja, os parquinhos são fabricados com materiais de qualidade, como a madeira plástica e o piso de borracha, por exemplo. Dessa forma, tornam-se um lugar adequado para os pequenos.
? Leia também: Como saber se o playground é seguro
A NBR 16.071 garante a segurança das crianças em um parque infantil
Como já comentamos até aqui, a ABNT é a responsável por garantir a certificação de todos os produtos que são produzidos no Brasil. Para isso, são estabelecidas diversas normas para a criação, instalação ou fabricação em qualquer região do país.
Criada em 2012, a NBR 16.071 apresenta todos os requisitos de segurança relacionados à playground e área de lazer infantil. Veja abaixo quais são os principais pontos exigidos pela norma:
Manutenção e vistoria regular
A ABNT indica que as manutenções e vistorias devem ser feitas de maneira regular para que as crianças tenham o máximo de segurança, além de garantir a durabilidade e qualidade dos brinquedos.
A vistoria pode ser feita pelo zelador da escola ou condomínio. É válido verificar se há danos ou deteriorações nas estruturas do parquinho. Por outro lado, a cada seis meses, deve-se realizar uma vistoria técnica com um profissional capacitado para avaliação de playgrounds.
Já em relação à manutenção, existem dois tipos: a preventiva e a corretiva.
A manutenção preventiva tem como objetivo prevenir os danos e verificar se os brinquedos estão em bom estado no parque infantil. A manutenção corretiva é realizada para corrigir algum defeito no parquinho, ou seja, ocorre uma inspeção de um especialista para trocar as peças ou brinquedos danificados.
Qualidade dos brinquedos
Todos os brinquedos do parque infantil devem ser fabricados com materiais atóxicos. Além disso, é proibido o uso de tintas e tratamentos de superfície para não prejudicar a saúde das crianças.
Outro fator imprescindível é o acabamento, os quais devem ser com material liso, sem farpas, lascas ou rebarbas. Todos os parafusos e as roscas precisam apresentar proteção.
Além disso, o parque infantil deve ser fabricado com material resistente e seguro, tal como o plástico ou a madeira plástica.
Revestimento para piso
A instalação do piso em parquinhos é um dos principais pontos detalhados na ABNT. Nesse sentido, a instalação de playgrounds, por exemplo, devem ser feitos sobre caixas de areia com 30cm de profundidade, no mínimo.
Os brinquedos com até 1,5m de altura devem possuir pisos de 20mm de espessura. Já os brinquedos com até 2m de altura são obrigados a ter revestimentos de 50mm de espessura.
Acessibilidade a todos
Em 2021, a NBR 16.071 recebeu uma nova revisão, a qual foi incluído o requisito de fabricação e certificação de brinquedos inclusivos. Dessa forma, indica os critérios essenciais para o fornecimento de plataformas acessíveis às crianças com deficiência ou necessidades especiais.
Um parque infantil, em comprimento com as regras da ABNT, é sinônimo de segurança para os pequenos e os pais. Por isso, ao adquirir brinquedos infantis, especialmente playgrounds para escolas, condomínios, shopping, entre outros lugares, é importante verificar se o fornecedor cumpre com a NBR 16.701.
Aqui, na Brubrinq, todos os brinquedos são fabricados em conformidade com as normas de segurança e qualidade, incluindo a fabricação e instalação de playgrounds inclusivos.
Aproveite para conhecer nossos produtos e seguir nas redes sociais: Instagram e Facebook.