28 jul

Como saber se o playground é seguro

Seja em parques, escolas ou condomínios, playground são espaços perfeitos para as crianças brincarem. Mas sabemos que, quando se trata de filhos, a segurança vem em primeiro lugar. Uma das principais preocupações dos pais é saber se o playground é seguro.

Por isso, é essencial conferir a estrutura do local onde as crianças costumam frequentar. Neste artigo, nós, da Brubrinq, separamos algumas dicas para saber se realmente o playground é seguro. Continue a leitura!

Avaliando se o playground é seguro

Para garantir que de fato as crianças estão brincando em um local adequado, preste atenção nesses pontos:

Certificações e normas 

Todos os brinquedos e parques infantis precisam obrigatoriamente ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso evita que sejam comercializados objetos e espaços que ofereçam algum risco para os pequenos 

Além dessa certificação, os playgrounds devem seguir outras normas importantes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Avaliação da Conformidade em Produtos (INNAC).

Material

Nem todos os materiais são seguros para as brincadeiras. Por exemplo, os modelos de ferro podem apresentar riscos às crianças. Brinquedos de ferro, em temperaturas altas, esquentam e podem causar queimaduras.

Prefira levar os pequenos para brincar em um playground de madeiras, ou até mesmo de madeira plástica, que possui diversas vantagens, pois evita situações perigosas, como a proliferação de fungos ou a possibilidade de farpas de madeira se soltarem.

A Brubrinq trabalha com a madeira plástica que, além de ecológica, têm alta durabilidade, não absorve umidade, é imune a pragas e não mofa.

Piso

Assim como os brinquedos do parquinho, o piso é um fator igualmente importante a ser avaliado para conferir se o playground é seguro. Muitos espaços de recreação não possuem um piso apropriado, neles, não é utilizado nenhum tipo de revestimento.

Com isso, uma simples queda pode ser a causa de um machucado. De acordo com a ABNT, um piso para playground deve absorver possíveis impactos, dessa forma, caso a criança caia, as suas articulações serão protegidas.

Conservação do local

Um dos pontos mais importantes é que o local, em geral, esteja bem conservado. Esse é um requisito básico de segurança. Verifique se os brinquedos não estão quebrados, com farpas ou parafusos soltos. Se os brinquedos forem de ferro, certifique-se de que não há a formação de ferrugem.

O espaço é cercado?

O ideal é que o espaço infantil seja cercado. Um parque com barreiras de proteção evita a circulação das crianças fora da área de lazer e dificulta a entrada de pessoas estranhas. Em condomínios, por exemplo, evita que as crianças circulem onde há passagem de carros.

Faixas etária dos brinquedos

Nós sabemos que para cada idade, existem brinquedos distintos, incluindo os brinquedos em parquinhos. O motivo? Justamente garantir que o playground é seguro.

Uma área de lazer precisa ter brinquedos para diferentes idades, pois a divisão por faixas etárias garante que as crianças não se machuquem entre si, mesmo sem querer, pela diferença de idade.

Além disso, os brinquedos devem ser diferentes para acompanhar a capacidade física de cada criança.

O espaço para circulação é grande?

Não existe uma área mínima exigida para instalar um playground, no entanto, é essencial que o espaço seja suficiente para a circulação das crianças. 

Os brinquedos não são o único motivo pelo qual os pequenos amam o playground. O local cheio de crianças é convidativo para todos, sendo assim, espaços menores podem causar esbarrões e quedas.  

O local é adequado para crianças com deficiências?

No Brasil, as crianças com deficiência representam mais de 8%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Elas fazem parte do convívio social e devem ter acesso às brincadeiras e ambientes de recreação infantil.

Mas antes, verifique se o local está adaptado para o acesso de crianças cadeirantes, com limitações motoras ou outras necessidades especiais.

A Brubrinq trabalha com uma linha de playgrounds inclusivos, garantindo que todas as crianças possam usufruir do espaço com segurança.

Momentos de diversão em playgrounds trazem grandes benefícios ao desenvolvimento infantil, assim como proporcionam a interação social entre as crianças. Para que esses momentos sejam proveitosos, é preciso garantir que o playground é seguro, assim os pais ou responsáveis podem ficar tranquilos.

Nós, da Brubrinq, prezamos pela segurança, para que as crianças possam se desenvolver brincando, sem serem expostas a riscos. Quer conhecer mais sobre nossos produtos e sobre a marca? Acesse a nossa página principal. Nos acompanhe também no Instagram e Facebook.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades