11 mar

A importância das dinâmicas em grupo para as crianças

Quando o assunto é educação infantil existem muitas ferramentas e métodos que devem ser empregados para auxiliar no desenvolvimento social das crianças. E um dos métodos mais conhecidos e aplicados são as dinâmicas em grupo. Por isso, no texto de hoje, vamos falar sobre a importância dessas atividades e quais os benefícios que elas trazem para os pequenos! 

Boa leitura! 

Qual a importância das dinâmicas de grupo na vida social das crianças?

Como o próprio nome já diz, esse método é constituído com base nas relações sociais em grupo, onde duas ou mais pessoas se conectam e interagem estimulando seus papéis sociais, suas relações entre si, as decisões em grupo e outras características que despertam o crescimento pessoal e social.

Na parte da infância, essas dinâmicas em grupo são apresentadas como brincadeiras, jogos, desafios – propostos principalmente pelas escolas. Essas atividades podem ser estimuladas desde o início da infância, mas os melhores resultados começam a ser mais evidentes com crianças acima de quatro anos de idade. 

Quais os benefícios das dinâmicas em grupo?

As dinâmicas em grupo trazem benefícios em todas as fases da vida, mas durante a infância elas têm um papel primordial, afinal é neste período que os pequenos desenvolvem a personalidade, autoconhecimento e encorajamento para que possam aprender a se comunicar. 

Entre os benefícios das dinâmicas em grupo estão: aprender a dividir tarefas; incentivar a comunicação; aceitação de outras opiniões; sentimento de pertencer a um grupo; desenvolvimento social.  

Como elaborar uma dinâmica em grupo? 

O mais importante ao elaborar uma dinâmica em grupo é fazer com que as crianças não percam o foco e a organização durante o processo – para que assim elas possam compreender melhor a interação que estão tendo. 

É papel de quem está organizando a dinâmica em grupo, perceber se está ocorrendo tudo como deveria – se não tem nenhuma criança demonstrando estar excluída ou descontente com a atividade ou se estão surgindo conflitos ou falta de entendimento entre elas. 


Exemplos de dinâmicas em grupo para crianças:

Descobrindo objetos

Escolha um número de objetos diversificados, coloque uma venda nas crianças e dê um objeto de cada vez. O objetivo é que a criança tente descobrir apenas com o tato, qual objeto está segurando – peça que ela descreva o que é e qual a sensação de tocá-lo. 

Circuito de corrida

Essa atividade é indicada para ser realizada ao ar livre, formando duas equipes em duas fileiras frente a frente. O primeiro aluno de cada fila tem uma bola – ao sinal, o aluno que está com a bola corre em direção ao aluno que está na outra extremidade da fila, trocando de lugares. Vence a fileira que passar a bola em revezamento para todos os membros da equipe mais rápido. 

Que tal colocar em prática essas dinâmicas em grupo com as crianças da sua escola ou condomínio? Fazer parte dessa fase tão adorável da vida dos nossos pequenos traz benefícios para nós adultos também! 

Se você quer acompanhar mais conteúdos como esse, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e fique por dentro de todas as novidades Brubrinq.  

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades