30 abr

Brincadeiras que aumentam o vocabulário das crianças

Aumentar o vocabulário das crianças é importante para o seu desenvolvimento completo. Essa prática estimula a comunicação, o que por si só já é de grande importância. Além da leitura, o vocabulário das crianças pode ser estimulado através de brincadeiras.

A frase ‘’as crianças aprendem brincando’’ nunca foi tão verdadeira! Afinal, aprender de forma natural, sem pressão e acima de tudo, divertida, torna tudo mais fácil. Conheça no texto as brincadeiras que aumentam o vocabulário das crianças.

Boa leitura!

Brincadeiras para aumentar o vocabulário das crianças

1. Jogos de tabuleiro

Existem diversos tipos de tabuleiro que ensinam o vocabulário, de diversos temas. Por exemplo, há o jogo de tabuleiro de palavras cruzadas. Esse jogo consiste em formar palavras para ganhar pontos, quem tiver mais pontos, ganha.

Ele é simples e pode ser jogado com a família toda! É possível também jogar junto com seu filho, auxiliando-o na formação de palavras. 

2. Mímica

Essa brincadeira é uma boa forma de estimular o pensamento da criança. Ela pode ser feita tanto só você, pai ou mãe, imitando mas também a criança pode fazer a mímica. 

Dependendo do nível do vocabulário do pequeno, escolha palavras que ele já conhece, mas procure encontrar novas.  

3. Trava-línguas

Os trava-línguas são fortes estimulantes e desafiam a criança a pronunciar corretamente as palavras. Aqui, novamente o nível e idade das crianças são os determinantes da dificuldade. 

Um exemplo de trava-língua fácil e rápido é: ‘’Larga a tia, lagartixa. Lagartixa, larga a tia.’’ ou até mesmo o clássico ‘’Sabia que o sabiá sabia assobiar?.

Para as crianças mais velhas o desafio pode ser maior. Por exemplo: ‘’A pia pinga, o pinto pia. Quanto mais a pia pinga mais o pinto pia.’’ 

É importante escolher um da dificuldade correspondente ao vocabulário da criança. Caso o contrário, pode ser frustrante para ela, caso não consiga completar o trava-línguas. 

4. Músicas

As músicas são um ótimo aliado para o aprendizado. Existem diversas opções de músicas para os mais diversos temas. 

Aqui, pode ser escolhido qualquer tema ou aqueles que seu filho tem dificuldade de memorizar. Por exemplo, se o pequeno confunde os nomes dos animais, escolher músicas sobre animais pode ser bom. 

Além disso, cantar junto é também uma ótima forma de melhorar a dicção deles e ainda auxilia na memorização.

5. Associação

O jogo da associação é bastante simples mas muito útil no processo de adquirir mais palavras para o vocabulário. Essa brincadeira consiste em mostrar cartas, desenhos de animais, objetos ou qualquer outra categoria de palavras. Assim, a criança associa pelo desenho a sua palavra correspondente.

De novo, o grau de dificuldade deve ser na mesma proporção do vocabulário e idade da criança.

6. Adedonha  

A adedonha, também conhecida como Stop, é uma brincadeira clássica. Ela consiste em preencher as categorias com palavras da mesma letra. 

Essa brincadeira estimula o pensamento, fazendo com que a criança se esforce para encontrar as palavras corretas. Lembrando que, essa brincadeira não é recomendada para crianças pequenas, que não sabem ler ou escrever.

Gostou de conhecer as brincadeiras que aumentam o vocabulário das crianças? É sempre importante buscar novas formas de enriquecer o conhecimento dos pequenos! Para mais conteúdos como este, nos siga no Facebook e Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades