11 nov

Quais os desafios de educar os filhos hoje?

Ter um filho é uma das maiores realizações na vida de muitas pessoas, é um daqueles sentimentos que não têm explicação. Porém, ninguém disse que essa é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário, a paternidade e a maternidade é uma responsabilidade cheia de novas experiências e desafios. E é sobre isso que vamos falar neste texto. Afinal, quais são os maiores desafios de educar os filhos hoje?

O papel dos pais na educação de um filho

No sentido técnico e formal, a educação ‘’é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.’’ No entanto, na prática, esse termo se ressignifica todos os dias e seu conceito envolve os mais diversos aspectos. 

A educação de um filho começa antes mesmo de ter o intuito de educar, as crianças desde muito pequenas entendem que seus pais são suas referências e automaticamente tendem a copiar suas atitudes, modos, falas e tudo mais. 

Por isso é tão importante que os pais tenham essa consciência de que, querendo ou não, são espelhos para seus filhos. E por um bom tempo, o principal método de ensino, é o exemplo. 

O fato é que não existe um manual, com técnicas, táticas e formatos que possam te explicar como educar seu filho. Até porque cada pessoa tem uma maneira de ensinar, de acordo com suas vivências e suas memórias. Portanto, cada criança aprende de uma forma. 

O que você pode fazer é ampliar seus conhecimentos em áreas que possam servir como ferramentas para auxiliar com os desafios de educar seus filhos. Separamos aqui alguns dos maiores desafios de educar os filhos hoje em dia, além de técnicas que podem ajudar a melhorar esse processo. 

Principais desafios de educar os filhos hoje em dia

Excesso de informação

As crianças hoje em dia – com pouca idade – já são antenadas. Os pequenos de dois e três anos de idade já lidam com a tecnologia tão bem, que mal precisam de ajuda para compreender os processos. Isso, claro, é uma consequência da tecnologia, que cada vez mais tem espaço em nossas vidas, apresentando seu lado bom, mas também o seu lado ruim. 

O lado ruim é o excesso de informações. As crianças recebem um bombardeio de informações nos celulares, tablets, televisão, videogames e até mesmo prestando atenção nas conversas dentro de casa. E isso acaba interferindo na infância e da inocência delas. 

A melhor forma de encarar esse desafio de educar é limitando que a maioria dessas informações desnecessárias chegue até os pequenos. Que eles recebam somente o que for acrescentar de alguma forma no seu desenvolvimento. 

E por falar em tecnologia e informações, temos um conteúdo exclusivo em nosso blog abordando como fazer com que seu filho fique menos tempo no celular: clique aqui para conferir!

Temperamento difícil

Mais um dos desafios de educar os filhos é saber lidar com o temperamento das crianças. E nesse temperamento, muitas características podem estar envolvidas, como timidez, rebeldia, birras e falta de compreensão. 

Qualquer uma dessas características em excesso acaba tornando difícil a relação entre pais e filhos. Por isso, é importante que os pais mantenham a calma, e com muito diálogo e bons exemplos, consigam fazer com que eles compreendam o que estão fazendo de errado e o que podem melhorar. 

Algumas outras dicas básicas que podem te ajudar a encarar os desafios de educar:

  • mantenha a calma e respire fundo;
  • tente compreender a situação pelos dois lados;
  • aprenda a dizer não e coloque limites;
  • incentive o diálogo e a confiança na relação de pais e filhos;
  • aprenda a ouvir e a compreender o que a criança está sentindo;
  • incentive seus filhos a ter uma rotina de tarefas e equilibrar suas obrigações;
  • ensine desde cedo a importância de respeitar o próximo;
  • não use de chantagens e ameaças, esse não é o melhor caminho de ensinamento;  

Esperamos que com essas dicas você possa estreitar a relação com seus filhos e enfrente da melhor forma possível os desafios de educar. Se você gostou deste conteúdo, siga as redes sociais da Brubrinq: Facebook e Instagram  e confira muitos outros.

     

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades