25 jul

Brincar é aprender! Conheça 3 brincadeiras que promovem o aprendizado infantil

aprendizado infantil

A infância é uma etapa da vida em que muitas descobertas acontecem. Descobertas de habilidades, de sentimentos, de aprendizados, enfim um mundo novo. Por isso, é fundamental que as crianças aproveitem o máximo possível da infância, assim como afirmam muitos especialistas: as crianças precisam brincar. A brincadeira, não é apenas diversão e alegria, ao contrário, ela colabora também para o aprendizado infantil em muitos aspectos.

Seja brincando de boneca, carrinho, pulando corda, pulando amarelinha, montando um quebra-cabeça, desenhando ou pintando, as crianças estão no momento de soltar a sua imaginação e desenvolver a criatividade. Ao brincar, os pequenos estão formando suas personalidades, conhecendo valores, que afinal, irão acompanhá-los para toda vida. Além disso, as brincadeiras, principalmente em grupo, faz com que as crianças aprendam a conviver com outras pessoas, e assim aceitar suas diferenças e virtudes.

Por isso que existem diversas brincadeiras que além de promoverem a diversão das crianças, ajudam no aprendizado infantil, colaborando no desenvolvimento da parte cognitiva, na autoconfiança, na imaginação, na memória, entre outros.  Portanto, que tal aliar brincar com aprender? A Brubrinq preparou dicas das principais brincadeiras que ajudam a promover o aprendizado infantil. Vamos conferir!

1)Jogo de quebra-cabeça

O jogo de quebra-cabeça é uma das brincadeiras mais indicadas para ajudar no aprendizado infantil, isso porque ele não é apenas um jogo que tem como objetivo a diversão, ele é fundamental e muito utilizado para desenvolver várias habilidades nas crianças. Além de serem coloridos, muitos apresentam desenhos, formas e formatos diferentes, e por isso chamam a atenção das crianças. Mas o que mais interessa é que o jogo de quebra-cabeça estimula aspectos como a concentração, memória, raciocínio rápido, além de colaborar também para o desenvolvimento da parte cognitiva, motora, neurológica e percepção visual das crianças.

2) Jogo de caça-palavras   

A infância é a etapa em que as crianças vão para escola e ali começam a sua alfabetização. Logo nos primeiros anos, conhecem as primeiras letras, a juntá-las e formar palavras. Portanto, que tal ajudar na alfabetização das crianças brincando? Pois bem, uma das maneiras para fazer isso é com o jogo caça-palavras. O jogo de caça-palavras auxilia o aprendizado infantil na formação de palavras, a conhecer as letras, a trabalhar a ortografia, a aumentar o vocabulário, e também ajuda, no futuro, para que as crianças consigam ler com mais facilidade.

3) Cruzadinha

Aprender um novo idioma está sendo cada vez mais importante hoje em dia. E nada melhor do que fazer com que as crianças já tenham acesso desde cedo, na fase alfabetização. Uma das opções é o ensino da língua inglesa, um dos idiomas mais importantes para se comunicar nos demais países do mundo. Por isso, que tal unir a diversão com a aprendizagem do inglês? Uma das brincadeiras que proporciona o ensino é a cruzadinha em outro idioma. Com ela é possível fazer as crianças conhecerem e identificarem objetos e como é o seu nome e ortografia em inglês.

Gostou das dicas? Siga-nos no Facebook e Instagram e saiba mais detalhes dos playgrounds e brinquedos encontrados na Brubrinq.

 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades