A inclusão social é algo que deve ser ensinado a todos, desde as crianças até os adultos. Porém, quanto mais cedo soubermos a importância da inclusão, melhor. Na escola, é ensinado para as crianças essa importância, mas também deve ser ensinado em casa.
Para isso, é preciso paciência e cuidado para ensinar questões como diferenças, respeito e empatia.
No texto a seguir, vamos dar algumas dicas práticas que farão toda a diferença na hora de ensinar a inclusão social para as crianças.
Boa leitura!
Importância da inclusão social
Antes de irmos para as dicas, é importante ressaltar a necessidade e importância dos pais ensinarem e incentivarem a inclusão social para seus filhos.
A legislação brasileira diz sobre essa importância, garantindo que é direito das crianças com qualquer tipo de necessidade especial a socialização. Essa socialização garante que toda criança possa desenvolver, aprimorar suas habilidades pessoais e emocionais.
Ou seja, a inclusão social de crianças especiais, garante uma infância plena e consequentemente uma vida adulta melhor.
Além dos benefícios para a criança especial, há benefícios para todas as crianças. Ter um contato com as diferenças ajuda desconstruir pensamentos negativos que perduram para toda a vida. Criar crianças respeitosas é uma forma de melhorar o mundo.
Como ensinar a inclusão social para as crianças?
1. Seja um exemplo
As crianças costumam ser um espelho dos pais. Muitos comportamentos e falas são adquiridos pelos pequenos, que passam a reproduzi-los. Por isso, é importante que você, como pai, mãe ou responsável pela educação de uma criança, fique atento aos seus comportamentos.
É importante dar um bom exemplo para as crianças. Às vezes pequenas ações do dia a dia passam despercebidas por nós mesmos, mas não para as crianças, que são bastante observadoras.
Por isso, antes de tudo, tenha uma reflexão sobre os seus pensamentos e ideais. O aprendizado deve ser primeiramente interno, para em seguida, ser passado para as crianças.
2. Desenhos animados
Que as crianças adoram desenhos animados isso não é novidade para ninguém! Neles, muitas coisas são ensinadas, dependendo do seu objetivo como conteúdo infantil. Existem desenhos animados que ensinam as letras, a matemática e outras diversas ciências.
Os desenhos animados que falam sobre a diversidade e a importância de respeitar as diferenças são vários e com diferentes abordagens. Alguns buscam trazer o assunto de forma natural e fluida. Já outros tem uma abordagem mais objetiva, deixando claro o seu propósito, que é educar sobre a inclusão social e afins.
3. Aprender brincando
Aquela famosa frase ‘’é brincando que se aprende’’ é muito verídica sim! É com as brincadeiras que as crianças desenvolvem capacidades cognitivas, físicas e sociais. Um bom exemplo de como ensinar a inclusão por meio de brincadeiras é influenciar a criança a brincar com outras crianças que possuem alguma necessidade especial.
O playground é um bom momento para unir as crianças e deixar para trás as diferenças e se divertir! Brincar juntas é uma ótima forma de aproximação e aprendizagem da inclusão social.
Nós da Brubrinq acreditamos que todas as crianças merecem se divertir, e juntas é ainda melhor! Gostou desse texto? Para receber mais conteúdos como este, nos siga no Facebook e Instagram.