12 nov

Como evitar acidentes no playground da escola?

O playground é um conjunto de brinquedos essenciais em todas as escolas. Na hora do recreio, é para ele que muitas crianças vão brincar e gastar suas energias. Mas toda a agitação pode ser arriscada, sendo essencial ter formas eficientes de evitar acidentes no playground.

Neste texto, a Brubrinq Playgrounds, especialista no assunto, separou para você, responsável pelo parque infantil, dicas importantíssimas. Confira a seguir como evitar acidentes no playground da escola e garantir uma diversão segura. Boa leitura!

 

5 dicas para evitar acidentes no playground da escola

 

1. Obstáculos no chão

O piso do local faz toda a diferença para evitar acidentes no playground da escola. O primeiro requisito para evitar as quedas dos pequenos, é ter um piso nivelado. 

Na maioria dos locais, nenhum revestimento é instalado, deixando apenas o piso natural. Isto deve ser evitado, já que esses revestimentos servem justamente para a segurança, evitando quedas bruscas.

Mas, no geral, o importante é sempre ficar atento aos possíveis obstáculos no chão. Crianças correm e nem sempre percebem quando há algum empecilho no caminho, o que causa quedas que podem machucar. 

 

2. Cuidado com as roupas

As roupas utilizadas pelas crianças normalmente passam despercebidas, mas podem ser a causa de diversos acidentes. 

Um recado que deve ser dado aos pais é evitar algumas peças que possam causar qualquer risco às crianças. Roupas com cordões, por exemplo, devem ser evitadas, já que eles podem enroscar nos brinquedos.

Isso vale também para cadarços de tênis. A dica é utilizar tênis de velcro, que além de evitar acidentes com os cadarços não atrapalha a diversão da criança. 

 

3. Atenção as faixas etárias

Cada playground foi produzido pensando em faixas etárias específicas e o motivo disto é muito importante. Além da segurança, cada parquinho é planejado para certas idades pensando em acompanhar o desenvolvimento mental e lúdico das crianças.

Portanto, o playground de até 6 anos não será igual ao de até 10 anos de idade. Cada um deles terá atrativos diferentes. Além de não possuir as mesmas habilidades físicas, motoras. Para os mais novos, brincar em um playground fora da sua faixa etária pode significar riscos de quedas e machucados.

Para evitar acidentes no playground deste tipo, é essencial sinalizar com placas informativas e o mais importante, supervisores no local. 

 

4. Supervisores

E, falando em supervisores, eles são essenciais para evitar acidentes no playground de escolas. Essas pessoas são responsáveis por barrar brincadeiras perigosas, ajudar em caso de problemas e, principalmente, evitar complicações que podem causar acidentes.

Um supervisores garante que não há nada no chão que possa atrapalhar as crianças, roupas que podem colocá-las em risco. Além de, é claro, certificar de que cada uma brinque no playground da sua faixa etária.

 

5. Playground seguro

Por último, para evitar acidentes no playground é crucial que o mesmo esteja em ótimas condições. Os brinquedos devem ser todos certificados, seguindo as normas ABNT para parquinhos, que garantem a segurança do playground desde a sua instalação.

O material escolhido para os brinquedos também devem ser escolhidos pensando na segurança. Alguns materiais podem causar riscos às crianças, por não serem resistentes ou absorvem muito calor — que é o caso do ferro.

 

Quando falamos de segurança no parquinho, a Brubrinq não mede esforços! Caso tenha gostado desse texto e queira receber mais conteúdos sobre playgrounds, nos siga no Facebook e Instagram!

 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades