6 ago

4 cuidados com bebês em playgrounds

Playgrounds são um dos locais preferidos das crianças de todas as idades. Mas, uma preocupação dos pais é com os bebês em playgrounds. Que cada playground é dividido por faixas etárias todos já sabem, mas existe uma idade mínima para uma criança brincar no parquinho?

Não existe uma idade mínima para brincar no parquinho infantil, mas é preciso ficar atento a faixa etária de cada um, já que isso influencia na segurança da criança. Para isso, a Brubrinq preparou um texto com 4 cuidados com bebês no playground, para os pequeninos poderem brincar com muita segurança!

Principais cuidados com bebês em playgrounds

1. Faixa etária indicada

Como já foi dito na introdução deste texto, é importante que os pais fiquem atentos a faixa etária de cada parquinho. O grande problema é que em muitos condomínios, principalmente, não são oferecidos brinquedos para crianças pequenas.

Nestes casos, vale a pena conversar com outros condôminos, para saber se é de interesse geral realizar um pedido para o condomínio. Normalmente a faixa etária dos playgrounds é de 6 anos e de até 12 anos.

É importante que todas as crianças tenham um espaço seguro para brincar. Por isso, outro cuidado extra é a verificação do selo de segurança no playground. É possível ainda solicitar ao condomínio ou escola documentos que comprovem o bom estado de funcionamento dos brinquedos.

2. Roupa adequada 

Apesar das roupas dependerem de vários fatores, com bebês em playgrounds algumas dicas são essenciais para evitar acidentes. No geral, as roupas devem ser confortáveis, permitindo a movimentação completa do bebê. 

Outra dica importantíssima é evitar roupas com cordões e até mesmo sapatos com cadarços. Isso porque, esses itens podem atrapalhar a movimentação e até mesmo prender em algum dos brinquedos. 

Portanto, utilize sapatos de velcro e remova os cachecóis! Lembrando que em baixas temperaturas, na hora da brincadeira algumas roupas mais pesadas podem ser removidas (e colocadas de volta ao fim da brincadeira).

3. Higiene do brinquedo

Bebês são curiosos por natureza! Tudo o que encontram eles querem tocar e com isso vem um risco. Bebês em playgrounds sujos são um perigo, já que ao tocar em tudo, a mão se torna uma porta para doenças. 

Todos os locais dos brinquedos devem estar secos, limpos e sem a presença de nenhuma irregularidade.  

Não apenas os brinquedos, mas os arredores do parquinho devem também estar sempre limpos. Para isso, as lixeiras devem estar presentes em todo parque infantil.

4. Supervisão a todo momento

Pode parecer óbvio, mas o principal cuidado com bebês em playground é a supervisão a todo momento! Toda a brincadeira de um bebê neste local deve ser junto de um adulto responsável. À medida que a criança cresce, a autonomia no parquinho aumenta. 

A nossa recomendação é começar aos poucos. Primeiro, leve a criança para conhecer o ambiente e os sons característicos do local. Depois, experimente brinquedos simples, como o escorregador, mas é claro, com a sua ajuda para descer.

Quando eles já estão dando os primeiros passos, é o melhor momento para levar bebês em playgrounds! Assim, é possível acompanhá-lo em uma jornada de descobrimento.

Gostou das nossas dicas? A segurança deve ficar em primeiro lugar quando se trata de bebês! Para receber mais conteúdos como esse, nos siga no Facebook e Instagram

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades