17 jun

5 dicas para montar um playground no pátio de casa

Ter um parquinho infantil em casa é ter um certificado de diversão garantida, os benefícios são diversos, tanto para as crianças quanto para os pais. No texto de hoje vamos explicar como é possível montar um playground no pátio de casa! Confira abaixo! 

As crianças precisam praticar atividades que estimulam o seu desenvolvimento físico, social e cognitivo – melhor ainda se essas opções de entretenimento forem dentro de casa. Em situações em que os pais precisam passar mais tempo em casa, é geralmente quando os pequenos começam a ficar entediadas por não ter o que fazer, por isso uma ótima ideia é montar um playground no pátio de casa. 

Um bom exemplo de utilidade de um parquinho infantil em casa é o momento atual que estamos passando. Diante da pandemia do novo coronavírus, a rotina das crianças, assim como a dos pais sofreram alterações. E sem poder ir à escola e encontrar os amiguinhos para brincar, elas sentem-se sozinhas e entediadas. Nesse caso, ter um playground em casa, pode ajudar e muito no entretenimento. 

5 maneiras de montar um playground no pátio de casa


1. Escolha o local ideal para montar o parquinho

O primeiro passo é escolher onde o playground será montado, separe um espaço que atenda as necessidades das crianças – e principalmente a segurança delas. Esse local pode ser no quintal, em uma garagem, enfim.. você vai encontrar o ambiente certo para os pequenos.

Para isso, o local deve ser em uma área segura, longe de possíveis riscos, como ferramentas, utensílios domésticos e outros itens domiciliares. É muito importante escolher o local ideal para a partir de então, começar a planejar a construção e montagem desse espaço. 


2. Montagem do espaço do playground

Agora que você já sabe o ambiente que tem disponível para montar o playground, é hora de deixá-lo alegre e divertido para as crianças. Use e abuse das cores, se possível crie uma área coberta, para que o espaço também possa ser utilizado em dias de chuva e frio. Crie um local seguro e aconchegante para que os pequenos sintam-se  à vontade para brincar.

Vale lembrar que o piso precisa ser específico para as atividades que serão praticadas, como piso emborrachado, grama sintética ou areia. 


3. Escolha dos brinquedos do playground

Com o local pronto para uso, é hora de optar pelos brinquedos que farão parte desse espaço. Nessa etapa, é preciso analisar a idade das crianças que irão brincar no playground e avaliar também a recomendação da faixa etária de cada brinquedo escolhido, para segurança dos baixinhos. 

A escolha dos brinquedos vai depender da preferência das crianças e do espaço disponível, como, por exemplo, se o ambiente for amplo, podem ser adicionados balanços, escorregadores, gangorras, mas caso o espaço seja pequeno deve-se investir em brinquedos mais acessíveis, como corda, amarelinha, jogos de tabuleiro, caixas de brinquedos, bolas, assim por diante.


4. Faça você mesmo

O interessante de montar um playground no pátio de casa é que esse pode ser um momento para os pais e as crianças passarem mais tempo juntos, tanto na montagem como usufruir do local no futuro. 

Essa pode ser uma oportunidade de criar diversas atividades com as crianças: a montagem do espaço, as pinturas, as escolhas dos brinquedos, e melhor, vocês mesmos podem usar a imaginação e criar novos brinquedos.


5. Abuse da criatividade

Nesse espaço as crianças devem usar e abusar da criatividade, pois é justamente para isso que ele está sendo criado. Para permitir que os pequenos brinquem e se desenvolvam da melhor forma possível. 

Como citado acima, pais e filhos juntos podem criar novos brinquedos – como caixas de areia, brinquedos com pneus, revistas, colagens, uma parede de quadro negro para ser utilizada para pinturas e muitos mais. Vai da imaginação de cada um para personalizar esse ambiente. 

Se você não tem um espaço aberto para montar um playground no pátio de casa, não se preocupe – hoje em dia existem vários modelos e formas de criar um espaço desse na residência. É só você adaptar os exemplos citados aqui e criar um ambiente todo especial para os pequenos. 


Com essas dicas ficou mais fácil montar um playground no pátio de casa, mas você ainda tem a opção de contar com quem entende do assunto e escolher seu playground da Brubrinq! Uma empresa especializada que monta o parquinho de acordo com suas preferências. Acesse agora mesmo o nosso site e confira o catálogo de produtos.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades