13 mar

Ajude a exercitar e estimular a criatividade do seu filho!

Crianças são criativas por natureza. Seja brincando, desenhando, pensando, escrevendo ou sonhando, o aprendizado criativo é um dos processos mais importantes na infância de todos nós. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento até a vida adulta – e é por isso que nós nunca devemos deixar de estimular a criatividade de crianças.

Em um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, por vezes muitos pais encontram dificuldade em criar seus filhos com uma presença reduzida de dispositivos eletrônicos. No entanto, ficar mais de uma hora por dia com estes aparelhos ligados pode ser altamente prejudicial. Isso acontece porque os eletrônicos não estimulam o corpo e a mente como as brincadeiras.

Neste texto que a Brubrinq trouxe para você hoje, nós vamos te explicar a importância de estimular a criatividade das crianças e também vamos te dar algumas dicas de como pôr o estímulo em prática. Continue a leitura abaixo e entenda!

Por que estimular a criatividade?

É fato conhecido que a maioria dos gostos e hábitos da vida adulta começaram ou foram influenciados por atividades da infância. A criatividade e todas as consequências que ela traz não são diferentes.

A espanhola Fundação Botín, organização que, segundo a mesma, “apoia o talento criativo e explora novas maneiras de gerar riqueza cultural, social e econômica”, realizou e divulgou uma pesquisa que mostrou que uma educação feita com a promoção da criatividade pode elevar em 17,6% as chances de ingresso em uma instituição de ensino superior.

Além disso, o mesmo estudo mostrou que o crescimento criativo aumenta as chances de se ter amizades duradouras em até 8,6%. Fica claro, portanto, a importância do estímulo à criatividade desde cedo.

Como estimular a criatividade?

Agora que você já conhece a importância de estimular a criatividade infantil, veja abaixo algumas dicas de como fazê-lo:

Incentive perguntas e respostas

A infância é uma fase da vida cheia de dúvidas e questionamentos. A curiosidade está a mil e tudo é motivo para fazer perguntas. No entanto, a rotina de trabalho da maioria dos pais acaba fazendo com que eles fiquem sem o tempo que as crianças precisam, o que, por sua vez, desencoraja a busca por respostas.

Quando estiver passando um tempo com seu filho, escute as perguntas que ele tem a fazer, independente de quais sejam. E, mais importante que isso, incentive-o a usar a imaginação e chegar nas respostas por conta própria. Este exercício fará com que a criança abuse da própria criatividade.

Deixe a criança brincar

Existe um hábito comum entre alguns pais: encher a agenda dos filhos com atividades das mais diversas. Além da escola, esportes e outras prática extracurriculares. Ainda que, por um lado, elas tenham seus benefícios, não é saudável fazer com que crianças de até 6 anos fiquem sem uma boa dose de tempo livre.

Algo tão importante quanto o tempo livre é o espaço onde este tempo será passado. O ideal é criar um ambiente propício à inspiração da criatividade. Para isso, monte um local com livros, brinquedos e outros objetos que estimulem o aprendizado.

Tome cuidado ao corrigir e criticar

Quando elaborando um desenho, muitas crianças gostam de fazer formas desproporcionais e cores diferentes. Por mais que essas obras possam causar estranheza, elas são a forma mais pura de criatividade aplicada, e não devem ser desencorajadas.

Outro quesito ao qual deve-se prestar atenção é o das correções. Evite ser muito severo. Críticas pesadas e sem um certo cuidado podem levar a criança a ficar acanhada e se fechar, o que é extremamente prejudicial à criatividade.

Agora que você já sabe porque e como, pode começar (ou continuar) agora mesmo a estimular a criatividade do seu filho! Gostou do texto de hoje? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Brubrinq e nós estaremos à disposição!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades