8 jul

Importância da vacinação na infância

A vacinação na infância é um tema bastante importante, principalmente nos tempos atuais que vivemos. Tudo que sonhamos desde o início da pandemia é a chegada da tão esperada vacina! E com a chegada dela, o tema importância da vacinação voltou à tona.

Enquanto as crianças ainda não estão autorizadas a tomar a vacina contra o covid-19, vale a pena debater sobre esse assunto tão importante. No texto a seguir a Brubrinq vai falar sobre a importância da vacinação na infância. Confira!

Como funcionam as vacinas?

Antes de explicar a importância das vacinas, é bom começar explicando como elas funcionam, de forma bem simplificada.

As vacinas são substâncias criadas para combater os sintomas de uma doença. As substâncias que estão na vacina servem para estimular o nosso próprio corpo a combater a doença. 

Portanto, a vacina nada mais é do que uma forma de fazer o nosso corpo combater uma doença que antes não podia.

Vacinação na infância: qual é a sua importância?

1. Proteção das crianças

A vacinação na infância é importante, primeiramente, para proteger as crianças. As vacinas são fundamentais para prevenir diversas doenças causadas por vírus ou bactérias. 

No caso das crianças, as vacinas se tornam ainda mais importantes. Isso porque, quando pequenos, o nosso sistema imunológico é mais fraco, e as doenças causam mais impacto do que quando adultos. Portanto, para fortalecer a defesa imunológica dos pequenos, a vacina é essencial! 

É por isso que existe um calendário para a vacinação infantil, que começa desde o seu nascimento, até quando for necessário. 

2. Reduz a transmissão de doenças

Você já ouviu falar que a vacina é um ato comunitário? Portanto, ao se vacinar, ou ao vacinar seu filho, você está beneficiando não somente ele, como toda a sociedade. Isso porque, quanto mais pessoas imunizadas, menor a chance da doença se espalhar. 

Para dar um exemplo mais prático, vamos usar a situação atual e a vacina do coronavírus para te ajudar a entender. No caso das vacinas do covid-19, elas servem principalmente para minimizar os sintomas, o que é importante, principalmente para as pessoas em risco.

O grupo de risco de uma doença, são aquelas pessoas que, se contraírem a doença, têm sintomas mais graves, devido a fraqueza da sua defesa imunológica. E é por isso que essas pessoas devem se vacinar primeiro.

Se um idoso, por exemplo, contrair a doença, os sintomas são mais fortes do que em uma pessoa jovem. Para isso, a vacina é essencial, já que ela reduz a gravidade da doença, tornando os sintomas graves, leves. 

As vacinas normalmente tem um tempo até que se tornem completamente eficazes. Depois de fazer ‘’efeito’’, basta que grande parte das pessoas se vacinem também, para evitar a propagação dela.

3. Ajuda na erradicação de doenças

A consequência da vacinação na infância e no resto da vida adulta de toda a população é justamente a erradicação das doenças. Isso significa que, com todos vacinados e imunes a certas doenças, com o tempo ela desaparece. 

Um exemplo de doença erradicada é a poliomielite. Essa vacina, inclusive, é uma vacina que deve ser tomada na infância para manter a vacina erradicada entre a população.

Viu como é importante tomar as vacinas? Elas mantêm os pequenos seguros e saudáveis, por isso, não esqueça de atualizar a caderneta de vacinação das crianças! Para receber mais conteúdos como este, é só nos seguir no Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades