29 jul

Exercícios em casa para crianças: como fazê-las se movimentarem na quarentena

É imprescindível ensinar as crianças desde cedo a importância do exercício físico e quais os benefícios essa prática traz para nossa saúde física e mental. No texto de hoje vamos dar dicas de alguns exercícios em casa para crianças. Afinal, mesmo diante da quarentena, essa atividade não pode ser deixada de lado, pelo contrário, ela pode ser uma grande aliada no entretenimento da criançada nesse período! 

Confira!

Qual a importância do exercício físico para o desenvolvimento infantil?

Normalmente na sua rotina as crianças participam de atividades que estimulam a prática de exercícios, principalmente na escola. Mas como estamos passando por um momento difícil de pandemia, em que precisamos respeitar a quarentena ficando em casa, a rotina dos pequenos também acabou sendo afetada. Fazendo com que eles passem mais tempo sentadas e entediadas, o que não faz nada bem à saúde, e por isso é tão importante dar continuidade nos exercícios em casa para crianças.

Como sabemos, a prática de exercícios traz diversos benefícios à saúde física e mental do ser humano. Benefícios esses que podem ser explorados já no desenvolvimento infantil. Ao realizar algumas atividades as crianças estão estimulando seu desenvolvimento motor, aumentando a sensação de bem-estar, fortalecendo seus músculos, além de estarem criando um hábito saudável para levar para a vida adulta. 

É interessante que os pequenos pratiquem diversas atividades, de modos diferentes, é claro, para que assim estimulem todas as partes de corpo e aprendam várias modalidades. As crianças não devem realizar exercícios por obrigação e, sim, por prazer, essa é a melhor forma de fazer com que elas se mantenham ativas e motivadas a praticar. 

Dicas de exercícios em casa para crianças 

E diante da pandemia, como é possível estimular essa prática? Pois bem, os pais são os maiores exemplos para as crianças e são eles que devem estimular as atividades dentro de casa. Se não está sendo permitido sair de casa, precisamos adaptar nossas rotinas respeitando essas medidas. E aqui vão algumas dicas!

Primeiro passo: Atividades indicadas para cada faixa etária

O primeiro passo para dar início aos exercícios é procurar atividades indicadas para cada faixa etária, já que cada idade pode receber estímulos diferentes. A melhor forma de interagir com os pequenos e fazer com que eles se interessem pela atividade é utilizando como meio a brincadeira de uma forma lúdica. E após isso, o segundo passo é preparar um espaço seguro para realizar as atividades de exercícios em casa para crianças. 

Brincadeiras indicadas para crianças de 1 a 3 anos

Nessa fase tudo é novidade, os pequenos ainda não conseguem seguir uma lógica para realizar um circuito de exercícios, mas nem por isso devem deixar de ser estimulados. Nessa idade os pais podem apresentar novos objetos para as crianças e como interagir com eles, como, por exemplo, bolas, cordas e brinquedos interativos, para que assim possam explorar novos movimentos e novas experiências.

Exercícios em casa para criança de 4 a 8 anos

Nessa faixa etária as atividades disponíveis já são mais variadas e as crianças já conseguem acompanhar com mais clareza. São indicadas brincadeiras de roda, pista com obstáculos e circuitos, onde as crianças possam correr, pular e saltitar. Vai da imaginação e criatividade de cada um para criar o circuito a ser percorrido, para isso os pais podem montar junto com os filhos quais as etapas serão realizadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças de 3 a 4 anos devem ter aproximadamente 180 minutos de atividades físicas diversas por dia. E crianças de 5 a 11 anos devem ter aproximadamente 60 minutos de exercícios por dia. 

Playground e exercício físico: uma excelente dupla 

Uma ótima opção para quem tem espaço em casa, ou até mesmo tem o local disponível no condomínio, é fazer uso do playground infantil na prática de exercícios em casa para crianças. Esse é um ambiente destinado justamente para os pequenos interagirem e ao mesmo tempo praticarem várias atividades que, muitas vezes, não são possíveis de se fazer dentro de casa. 


Se você ainda não tem um playground na sua casa, chegou a hora! Entre em contato agora mesmo com a equipe da Brubrinq Playgrounds e conheça o trabalho de uma empresa que preza pela segurança e qualidade dos seus produtos. Clique aqui para acessar nosso site!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades