15 jul

Piso para playground: como fazer a melhor escolha?

Hoje vamos falar de um dos lugares favoritos das crianças: os parquinhos. Escolher um playground é um trabalho que exige bastante atenção e cuidado, não é mesmo? E é sobre algumas dessas precauções que vamos abordar neste conteúdo. Afinal, como fazer a melhor escolha do piso para playground? 

Independente de onde o parquinho será instalado, o piso deve ser escolhido com muita atenção, para garantir a segurança das crianças ao fazer uso desse espaço direcionado a elas. E pensando nisso, a Brubrinq separou algumas dicas de como você deve escolher o piso para playground. Confira! 

Como escolher o piso para playground?

Esse pode ser um fator que poucas pessoas se dão conta da importância, mas o piso do playground é um dos responsáveis por garantir a proteção dos pequenos enquanto eles brincam. Mesmo com a presença de um adulto no local, é comum que as crianças se soltem, corram, e, com isso, possam escorregar e se machucar durante uma brincadeira e outra.

Por isso, a principal função de um piso para playground é amortecer o impacto dessas possíveis quedas. Alguns fatores devem ser analisados na hora de escolher este revestimento como a sua resistência, durabilidade, segurança, praticidade para instalação, manutenção, limpeza e não ser um produto abrasivo.

Além disso, outras questões também precisam ser respondidas antes de optar pelo piso para playground como a idade das crianças que ali irão brincar, qual o espaço disponível para aplicação, como será realizada a manutenção deste espaço e muitos outros detalhes.

1. Piso para playground infantil: certificado

Isso mesmo, o piso para playground precisa ser certificado. Existem normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que são exclusivas para playgrounds infantis. E uma delas diz respeito ao revestimento, em que são exigidos testes que demonstram que o piso do parquinho é resistente a possíveis impactos. Por isso, na hora de escolher o piso para playground ideal, tenha certeza da sua certificação com o fabricante. 

2. Lembre-se: segurança em primeiro lugar

Como já citamos acima, o piso para playground precisa em primeiro lugar oferecer segurança para as crianças. Esse é o primeiro quesito que precisa ser avaliado na hora de escolher este item do parquinho. Você deve analisar o espaço em que vai instalar o  revestimento e então começar a avaliar as opções de revestimento disponíveis para essa área, além, é claro, de identificar qual é o mais recomendado para o local.

Para áreas internas, por exemplo, é recomendado o uso de pisos emborrachados, que absorvem bem aos impactos, tem fácil manutenção e ainda são antiderrapantes. Já em áreas externas, é mais indicado a utilização da grama sintética, pois apresenta maior resistência, proteção e facilidade na hora da manutenção. 

Ainda existem as opções de grama natural, que contam com boa absorção de impacto, no entanto, sua manutenção já exige um pouco mais de cuidado. Outra alternativa é o uso de de materiais soltos como a areia, lascas de madeiras, borrachas granuladas, produtos que exigem um número maior de manutenção preventiva e periódica. 

3. Piso para playground infantil: sustentabilidade

Sim, é possível unir o local de brincadeiras e sustentabilidade ao mesmo tempo. Além de agregar valor ao espaço, ter um piso sustentável no playground já é uma oportunidade para abordar esse assunto tão importante com as crianças.

Mas e qual material pode ser considerado um piso sustentável para o parquinho dos pequenos? A grama sintética é um deles. Este material tem grandes benefícios quando comparado aos outros tipos de piso para playground, principalmente, pelo fato de não precisar roçar, adubar, irrigar e utilizar produtos químicos para fazer a manutenção preventiva. 

A grama sintética auxilia também na economia de água, de energia elétrica e evita a emissão de poluentes químicos que acabam prejudicando a natureza. Outro fator que influencia na escolha da grama sintética como piso para playground, é o fato do material não sofrer com a ação do tempo, se tornando assim, um produto resistente e com alta durabilidade.

Confira na íntegra um conteúdo da Brubrinq, explicando um pouco mais sobre a grama sintética: clique aqui


Agora que você já sabe a importância em acertar na hora de escolher o piso para playground, é hora de colocar essas dicas em ação! Gostou deste conteúdo? Confira muito mais seguindo as redes sociais da Brubrinq: Facebook e Instagram.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades