10 fev

Conheça as normas de segurança para playground em condomínio

Para garantir que as crianças brinquem, se divirtam com segurança e, principalmente, para que haja uma boa relação entre os moradores, é importante que o parquinho do condomínio siga todas as normas de segurança para playground. Afinal, quando tratamos dos pequenos o cuidado deve ser redobrado. 

As normas de segurança para playground em condomínio devem ser seguidas tanto para instalação, quanto para manutenção do produto no local. Por isso, o síndico (pessoa responsável pela administração do condomínio) ao solicitar a instalação, precisa certificar-se que as regras estão sendo cumpridas para garantir o bem-estar das crianças enquanto brincam no parquinho. 

Em 2018, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) modificou algumas medidas das normas de segurança para playground em condomínio – e assim foi criada a NBR 16.071

Para explicar quais são as novas regras, a Brubrinq preparou esse texto. Confira abaixo as principais! 

Boa leitura! 

Por que é importante seguir as normas de segurança para playground em condomínio? 

Como citado no início do texto, quando as crianças estão brincando no parquinho, o cuidado deve ser redobrado, pois é durante a infância que os pequenos brincam sem  medo de que possam se machucar. Portanto, as precauções ficam por conta dos adultos e responsáveis. 

No caso dos condomínios, o playground é um dos espaços que as crianças mais utilizam para seu lazer, afinal contam com vários brinquedos para o entretenimento. Sendo uma área de “espaço público” entre os moradores, é fundamental seguir todas as normas de segurança para playground em condomínio para evitar que ocorram incidentes graves com as crianças e até mesmo conflito entre os condôminos. 

As normas de segurança para playground em condomínio servem para prevenir negligências quanto a instalação e manutenção do produto e a qualidade do equipamento entregue. É importante ressaltar que as regras devem ser debatidas entre os moradores, nas reuniões do condomínio, para que em caso de necessidade, medidas sejam tomadas.  

3 normas de segurança para playground em condomínio 

Manutenção regular 

A primeira norma de segurança para playground em condomínio é manter a manutenção do parquinho sempre em dia. Realizando a manutenção regularmente a proteção das crianças é garantida, sem falar, é claro, que a durabilidade dos brinquedos é maior. Nesse caso, há dois tipos de manutenção: preventiva e corretiva. 

A manutenção preventiva, assim como o nome sugere, é a responsável por prevenir danos no playground. Nela, é verificado se os brinquedos estão em bom estado, se não apresentam rachaduras, parafusos com ferrugem, peças soltas, entre outros aspectos. O indicado é que ela seja feita de seis em seis meses. 

Já a manutenção corretiva é aquela feita quando ocorre alguma falha no playground. Nesse caso, é preciso a inspeção de um especialista para fazer a troca dos brinquedos e peças danificadas. 

Ter os requisitos básicos de segurança

Os requisitos básicos de segurança para playground em condomínio correspondem aos cuidados necessários para que não aconteçam incidentes no parquinho. A utilização de piso antiderrapante, grama sintética e que amorteça quedas, por exemplo. 

Além disso, a escolha dos brinquedos que irão compor o playground devem seguir as normas da ABNT, sendo fabricados com material resistente e seguro (plástico ou madeira plástica), e pintura atóxica – que não prejudica a saúde das crianças e tem menos impacto ao meio ambiente. Outro exemplo é a distância da instalação de um brinquedo para o outro que deve ser 1.30m. 

Garantir a acessibilidade de todos 

Por fim, a última norma de segurança para playground em condomínio é a acessibilidade. Para isso, o local precisa garantir o acesso de todos, crianças, adultos, pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Inclusive, há dois anos foi decretada a lei (n°9.451/2018) que determina que todos os empreendimentos residenciais necessitam ter recursos para a acessibilidade de todas as pessoas. 

Gostou das dicas? Os playground Brubrinq são fabricados conforme as normas de segurança e qualidade. Quer saber mais informações sobre os produtos? Entre no nosso site e confira as novidades. 

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades