31 mar

Playground e desenvolvimento da linguagem: qual a relação?

Muito importante para as crianças, as brincadeiras estimulam o desenvolvimento dos sentidos e de diversas habilidades. Além disso, é por meio delas que os pequenos realizam as primeiras interações com outras crianças.

A infância é uma parte importante das nossas vidas, é nela que construímos a nossa personalidade. A socialização na infância é valiosa para as crianças e afeta diretamente seu comportamento na vida adulta.

Se divertir ao ar livre, andar descalço, pular, correr, explorar texturas e até mesmo o contato físico ajudam em muitos aspectos do desenvolvimento infantil. Influenciam na alimentação, na organização, fala e linguagem em geral. Atividades simples como essas são essenciais para os nossos pequenos!

Por isso, playground e desenvolvimento da linguagem infantil tem uma relação incontestável se pensarmos que as crianças irão socializar, conversar e descobrir atividades e brinquedos novos. Saiba mais.

Por que estimular o desenvolvimento da linguagem?

O desenvolvimento da fala é essencial para o desenvolvimento infantil como um todo. Uma criança que consegue se comunicar e socializar com outras, muito provavelmente, irá se sentir mais confortável diante de uma nova atividade e até mesmo de um novo desafio. Isso acontece porque, dessa forma, ela irá conseguir se expressar e também compreender melhor o mundo e o que os outros estão comunicando.

A linguagem é uma das primeiras coisas que aprendemos e é o que vai definir a nossa relação com a sociedade. A função de um playground e desenvolvimento da linguagem é primordial nessa iniciação da interação social. 

Playground e desenvolvimento da linguagem nas brincadeiras ao ar livre 

Nesse sentido, ao realizar uma atividades ao ar livre, os playgrounds e desenvolvimento da linguagem tem relação totalmente direta. Os pequenos e pequenas irão começar descobrir coisas novas e a se abrir para as novidades. 

As crianças poderão emitir sons ou falar algumas palavras, de acordo com as sensações que têm ao tocar em diferentes texturas ou ao ver cores chamativas, ou realizar determinada atividade, por exemplo.

Para ajudar no desenvolvimento, os pais também podem repetir os nomes dos brinquedos que estão ao redor da criança, falar em voz alta os nomes das cores e demonstrar reações, tudo isso gera novos estímulos e aprendizagens! Por isso, é tão importante que, desde a primeira infância, a criança experimente bastante e explore todas as brincadeiras possíveis.

Conheça outros benefícios das brincadeiras em playgrounds para o desenvolvimento infantil

Além da relação de playground e desenvolvimento da linguagem, como já mencionamos, esse espaço propicia outros benefícios para as crianças, saiba quais:

Estimula todos os sentidos

Brincar estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados durante a brincadeira. Estudos com crianças escolarizadas mostram que ao ar livre as crianças brincam de forma mais criativa e cooperativa. 

Aprendizado mais ativo e explorador

Escolas que oferecem oportunidades de aprendizado fora da sala de aula tem uma melhora significativa no aproveitamento dos alunos em diferentes áreas do conhecimento. 

Favorece os vínculos sociais

As crianças que brincam ao ar livre com regularidade de forma não dirigida e estruturada são mais capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes. 

Estimula a atividade física

As crianças que brincam em playground são mais ativas fisicamente, mais conscientes sobre sua alimentação e mais cuidadosas com o outro.

Contribui para a prevenção da violência

A experiência e o senso comum, bem como teorias e pesquisas, mostram que, à medida em que os territórios e espaços públicos são ocupados – e crianças brincando e circulando são usos muito qualificados -, a violência e a depredação declinam.

Desenvolve competência e resiliência

O ser humano aprende desde criança a avaliar e a correr riscos, cair e levantar, se machucar e persistir desde cedo, na interação durante as brincadeiras. Garantir à criança o brincar é proporcionar uma variedade de situações em que terá a autonomia de escolher os riscos que quer correr, gerenciá-los e aprender com eles. E, dessa forma, a criança chegará à vida adulta mais confiante e resiliente, capaz de lidar com as adversidades da vida. 

A partir dessas informações, ficou clara a relação entre playground e desenvolvimento da linguagem, além de outros benefícios que o ambiente proporciona para os pequenos. Deixe que eles se divirtam, façam amizades e socializem, só assim serão adultos mais comunicativos e mais felizes.

Quer saber mais sobre playgrounds? Siga nosso Facebook e Instagram

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades