20 nov

Quando realizar a manutenção preventiva de um parquinho infantil?

Playgrounds são conhecidos pelos ambientes divertidos e integradores que são. E não podia ser diferente, visto que crianças amam ter um lugar específico para brincadeiras e eles, com seus diferentes brinquedos, são os locais ideais para isso. Pode-se dizer com segurança que o parquinho infantil é parte importante da criação e desenvolvimento de crianças.

Sendo assim, é fundamental que eles recebam atenção e cuidados especiais. Por serem tão significativos no crescimento, os playgrounds precisam oferecer também segurança. A princípio preocupadas apenas em se divertir, as crianças não costumam conferir o estado das estruturas. Portanto, é papel dos pais e também dos responsáveis pelo parquinho assegurar a proteção.

O parquinho infantil pode estar em condomínios, colégios e praças e, independente de qual for o seu caso, ele deve estar conservado e bem cuidado. Buscando garantir o bom funcionamento e evitar acidentes, o recomendado é que se façam manutenções.

Existem diversos tipos de manutenção, estando eles divididos entre preventiva e corretiva. A manutenção de correção é realizada por profissionais apenas quando problemas ocorrem, e têm o objetivo de consertá-los. Porém, o ideal é que esses problemas não cheguem a acontecer, pois eles podem ser perigosos para crianças.

É por isso que existe a manutenção preventiva. Esta é um pouco mais simples e muito mais eficiente. Sua finalidade é checar o estado de cada pedaço do parquinho infantil, constatando falhas menores que poderiam se transformar em riscos e problemas gigantes. Ao serem encontradas, essas falhas pontuais podem ser corrigidas.

Isso permite que pequenas manutenções diárias sejam feitas por qualquer um, bastando apenas um olhar atencioso. Além disso, a prevenção é uma maneira de não só aumentar a segurança, mas também de reduzir custos.

Para que você saiba quando e como realizar manutenções preventivas em um parquinho infantil, trouxemos detalhes de diferentes prevenções. Com essas informações, você será capaz de tornar o seu playground um lugar melhor para todos. Saiba mais!

 

Manutenção de rotina

Esta é a inspeção mais simples e que deve ser feita regularmente. Se possível, todos os dias. Ela consiste em olhares atentos, averiguando a existência de problemas mais evidentes, como objetos quebrados ou farpas e pregos para fora. Pode ser feita pelos próprios funcionários no caso de condomínios e escolas.

 

Manutenção registrada

Um pouco mais complexa que a de rotina, a manutenção registrada deve ser feita preferencialmente uma vez por mês, nunca excedendo o limite de uma vez a cada três meses. Nela é essencial que sejam checados aspectos como deterioração e desgaste dos brinquedos, o que pode ser causado por mau uso, tempo de uso ou até mesmo clima.

 

Manutenção certificada

Talvez uma das mais importantes entre as três. Duas vezes por ano, é de suma importância chamar um profissional que realize uma manutenção aprofundada. Ele poderá observar problemas que vão além dos observados nas checagens anteriores, além de emitir um laudo técnico. Os profissionais contratados devem ser engenheiros e arquitetos registrados ou um funcionário do fabricante dos brinquedos.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Brubrinq! Estamos sempre disponíveis para atender e ajudar!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades