Muito já falamos sobre a importância de playgrounds na vida e crescimento de crianças. Parquinhos possuem relevante papel no desenvolvimento infantil, sendo responsáveis diretos pelo aumento da sociabilidade e do fortalecimento muscular, por exemplo. Buscando agregar esses fatores a um ainda maior compromisso ambiental e à preservação da natureza, surge o playground de madeira plástica.
Sabendo que cuidar do meio ambiente é sinônimo de cuidar do futuro de crianças e gerações que estão por vir, o playground de madeira plástica adota o uso de materiais sustentáveis. Sua composição utiliza a chamada madeira ecológica, formada por fibra ou serragem de madeira reciclada, e termoplástico fundido.
Através do uso de métodos industriais tecnológicos, os elementos são misturados e transformados, dando lugar a uma madeira artificial extremamente semelhante à natural, porém sem a menor agressão à natureza. Além disso, o resultado é um material de alta qualidade que não racha, é impermeável e não produz resíduos.
De maneira geral, um playground de madeira plástica apresenta diversos benefícios. Abaixo você pode ler um pouco mais sobre alguns deles e ter a certeza de que cada vantagem específica faz estes parquinhos serem a melhor opção, seja para escolas, condomínios, praças ou qualquer outro ambiente!
Vantagens de um playground de madeira plástica
Segurança
Em playgrounds de madeira convencional, o perigo é iminente. Brinquedos construídos com este material costumam soltar farpas e formar rachaduras, criando situações que podem machucar a pele das crianças. Os de ferro não são diferentes, visto que é comum que enferrujem e que impactos os envolvendo correm o risco de serem muito mais violentos.
A madeira plástica, além de ser mais segura no sentido da integridade física, também não acumula mofos e fungos que causam alergias e outras doenças que podem prejudicar a saúde das crianças, diferentemente da madeira convencional.
Impermeabilidade
Como já citamos, um playground de madeira plástica é impermeável, ou seja, não absorve água e umidade. Isso tem relação direta com a segurança, considerando que esta é a característica que impossibilitada a criação e proliferação de fungos e bactérias.
O fato de ser impermeável também confere à madeira plástica uma durabilidade estendida. Muitos parquinhos estão situados ao ar livre, o que os deixa suscetíveis à chuva. Mais uma vez contrariando a madeira convencional, o material plástico encharcado não tem sua estrutura comprometida.
Manutenção
Graças ao item anterior, madeiras plásticas também não sofrem com mudanças e outros fatores climáticos, como o sereno, o sol, chuvas e ventanias. Isso faz com que a manutenção seja dispensada e uma considerável economia é feita. A resistência do material também não exige pinturas frequentes, por exemplo, pois as cores não desbotam com a ação solar.
Ecológico e sustentável
Falamos anteriormente sobre como o playground de madeira plástica é uma opção sustentável. Além das serragens e fibras de madeira recicladas, o plástico fundido também é reutilizado. Muitas empresas não conseguem reaproveitar todo o plástico que reciclam, o que permite que o excedente seja utilizado com essa finalidade ao invés de serem descartados e causarem poluição.
Isso garante o consumo consciente e ensina as crianças desde pequenas sobre a importância de cuidar do planeta. Assim, elas se tornam adultos responsáveis e podem repetir o ciclo, fazendo do mundo um lugar melhor para as gerações futuras.
Agora que você conhece a opção do playground de madeira plástica e sabe as suas vantagens, pode ter certeza de que ele é referência em segurança e sustentabilidade. Para saber mais sobre brinquedos e playgrounds, acompanhe a Brubrinq no Facebook e no Instagram e fique por dentro de tudo!