8 jul

A importância da leitura para o desenvolvimento infantil

Você tem o hábito de reservar uns 10 minutos do dia para fazer a leitura de um livro com seu filho? Se sim… saiba que a atividade pode ser transformadora para o crescimento das crianças. A leitura tem o poder de ajudar no aprendizado das primeiras palavras, na imaginação, mas, além disso, é uma maneira também de cuidado e atenção com os pequenos. Para saber qual a importância da leitura para o desenvolvimento infantil, continue acompanhando este conteúdo. 

Estimular o interesse pela leitura desde os primeiros anos de vida é fundamental para que as crianças se tornem adultos que apreciem bons livros, tenham o fortalecimento da criatividade, do conhecimento e uma melhora na escrita. A importância da leitura para o desenvolvimento infantil está ligada às primeiras descobertas e possibilidades tanto para o corpo quanto para a mente dos pequenos.   

6 benefícios da importância da leitura para o desenvolvimento infantil 

1. Melhora no senso crítico 

Hoje, o acesso às informações está cada vez mais fácil, não é mesmo? A tecnologia proporciona tudo isso. Porém, administrar o que é relevante ou não para as crianças é algo que requer cuidado e atenção. E a leitura de livro pode ser uma boa alternativa. Por isso, o primeiro benefício da importância da leitura para o desenvolvimento infantil é aprimorar o senso crítico dos pequenos. 

A rotina de ler colabora para que seu filho crie sua opinião para os acontecimentos da sociedade, desenvolver melhor as ideias, enfim.. sua maneira de pensar e agir. 

2. Aprimora o vocabulário 

Nada melhor para descobrir novas palavras do que a leitura de um livro, revista ou jornal. E essa é mais uma vantagem da importância da leitura para o desenvolvimento infantil, aprimorar o vocabulário das crianças. A infância é um momento de descobertas, principalmente de palavras, e para que elas cresçam com mais facilidade no vocabulário, somente a prática da leitura. Além disso, há também a melhora da gramática. 

3. Ajuda nas habilidades para comunicação 

A importância da leitura para o desenvolvimento infantil está ligada também as habilidades de comunicação das crianças. Para que elas consigam interagir com as demais com mais facilidade, para que construam laços de amizade durante seu crescimento. Não se tornem crianças introspectivas e com dificuldade em desenvolver relações ao longo da vida. 

4. Garante o entretenimento 

Estamos acostumados a ver as crianças brincando com celulares, computadores, tablets e jogos eletrônicos para seu entretenimento. No entanto, para mudar a rotina dos pequenos um pouco e tirar a atenção somente da tecnologia, a leitura é uma ótima opção. A importância da leitura para o desenvolvimento infantil faz com que os pequenos tenham interesse em conhecer novas histórias, garantindo a diversão mesmo longe da tecnologia. 

5. Colabora no aprendizado escolar 

A leitura tem o poder de diminuir as dificuldades das crianças durante o período escolar, em especial nas disciplinas ligadas à escrita, como, por exemplo: português e redação. Com o hábito da leitura, os pequenos conseguem interpretar e compreender melhor o que está sendo repassado para eles durante a alfabetização. 

6. Diminui o estresse e a ansiedade 

Na atual situação que o país está vivendo de pandemia devido ao novo coronavírus, por estarem em casa, as crianças estão cada vez mais estressadas e ansiosas. Uma maneira de amenizar isso é tirar alguns minutos do dia para a leitura. De acordo com pesquisas na área, a atividade permite reduzir o estresse e a ansiedade dos pequenos em até 68%. 

Existe idade certa para inserir a leitura na rotina das crianças? 

A leitura pode ser inserida na vida das crianças desde cedo, não há uma idade certa. O recomendado é que mesmo antes delas aprenderem a ler, que elas tenham contato com os livros. Nessa etapa, é importante que os pais realizem a leitura para os pequenos, contando histórias. Após a alfabetização, deixe que eles mesmos façam a leitura dos seus livros preferidos. Para isso, sempre certifique-se: 

– Que os livros estão de acordo com a faixa-etária das crianças; 

– Permita que os pequenos explorem o livro da maneira como quiserem, deixe que eles folheiem as páginas e descubra o novo universo da leitura; 

– Ao ler para elas, interprete a história como se fosse os personagens; 

Atenção: É importante ressaltar que quanto mais tarde esse hábito for inserido para as crianças, menos benefícios garantirá.


Agora que você já sabe a importância da leitura para o desenvolvimento infantil, que tal conferir mais conteúdos como este? Siga as redes sociais da Brubrinq: Facebook e Instagram e saiba mais informações.

RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades