6 mai

5 dicas para montar um plano de estudos para as crianças em casa

A pandemia do coronavírus fez com que a rotina de todos mudasse, em especial das crianças. De uma hora para outra ficamos em isolamento social, como forma de prevenção para a não proliferação do vírus. Uma das medidas tomadas foi a suspensão das aulas temporariamente pelo governo. Essa ação refletiu na rotina das famílias, que agora estão com os pequenos em casa no horário escolar. Para ajudar, preparamos esse conteúdo de como organizar um plano de estudos para as crianças em casa. Confira! 

Como é possível montar um plano de estudos para as crianças em casa? 

Com os pequenos em casa em tempo integral, manter a rotina de estudos nem sempre é tarefa fácil, no entanto é fundamental para não prejudicar o aprendizado das crianças. Por isso, muitas escolas estão enviando atividades semanais ou até mesmo realizando aulas virtuais com os alunos. E por esse motivo é importante contar com o apoio de vocês (pais) para fazer o acompanhamento de cada uma das atividades propostas. Para isso: 

1. Estabeleça um horário para estudo 

Para organizar um plano de estudos para as crianças em casa, a principal dica é estabelecer um horário para fazer as atividades. Uma boa alternativa é não modificar a rotina comum dos pequenos como, por exemplo, se o período escolar for pela manhã ou à tarde, destine esse período para o estudo. Afinal, as crianças já estão acostumadas com esse horário. 

Para deixar a rotina mais organizada, outra alternativa é montar um painel com a data e horário de estudo de cada uma das matérias. Essa dica serve, em especial, para as crianças maiores, que possuem um número maior de conteúdo para aprendizado. 

2. Organize a rotina de estudo junto com a criança 

Essa é uma tarefa que pode ser feita pela família. É importante que as crianças estejam envolvidas na organização da rotina de atividades escolares. Isso faz com que elas percebam como tudo foi programado – entenda a importância do aprender. Aproveite esse momento para ir explicando tudo que está acontecendo, e por que os estudos estão sendo feitos de casa para proteção e segurança delas, dos coleguinhas e de todos também. 

3. Separe um espaço adequado da casa 

Sala, quarto ou qualquer outro ambiente, a terceira dica de como montar um plano de estudos para as crianças em casa é separar um local para que elas possam realizar as atividades escolares. De preferência que ele seja silencioso, para que assim os pequenos não se distraiam com outras movimentações. A concentração é essencial para o conhecimento infantil nesse período. 

4. Estude junto com a criança 

Quando estão em sala de aula, as crianças contam com a ajuda dos professores para o ensino. Por isso que, estando longe deles, nesse momento, conversar e discutir as atividades propostas junto com elas é mais um dica que não pode faltar. Nesse caso, você (pai ou mãe) será o responsável por repassar o conhecimento. 

Portanto, pergunte se elas estão entendo o conteúdo, se ficaram com alguma dúvida – caso haja, tente explicar da melhor maneira possível, mesmo que você não tenha a formação especializada como a dos educadores. 

5.  Estimule o senso crítico

Expressar o senso crítico desde pequenos é importante para que as crianças valorizem sua opinião. E durante o plano de estudos em casa, isso deve ser explorado. Ao pedir que elas respondam as questões conforme seus entendimentos. 

Exemplo para rotina de estudos do seu filho  

8h – leitura do conteúdo do dia; 

9h – debater sobre o que foi lido e fazer exercícios sobre o tema;

10 – pausa para lanche; 

10h30 – retorno com atividades lúdicas como brincadeiras e jogos; 

11h30 – fazer um resumo do que foi aprendido do tema do dia; 

Dica importante: o plano de estudos para as crianças em casa é recomendado, de acordo com especialistas, para os pequenos a partir dos 7 anos de idade. Afinal, nessa idade, eles já conseguem ter autonomia e entendimento para estudar sozinho. Para as menores, o indicado são os desenhos ilustrativos e passar atividades lúdicas.  

Agora que você já sabe como fazer um plano de estudos para as crianças em casa, que tal conferir mais conteúdos como esse? Siga as redes sociais da Brubrinq: Facebook e Instagram e acompanhe as novidades. 

RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades