22 jun

A importância de um playground na escola para a recreação infantil

Além do aprendizado em sala de aula, as instituições de ensino devem proporcionar espaços para momentos de recreação e lazer, principalmente quando estamos falando de crianças. Um playground na escola é essencial possibilitar essas atividades de diversão e socialização entre os alunos.

Os espaços kids são uma estratégia de inclusão e integração para os pequenos, desde que seja um ambiente seguro. Com disciplina e organização, as brincadeiras em grupo contribuirão para o desenvolvimento de diversas áreas da criança, sejam sociais ou físicas. 

Para que você possa entender melhor sobre a importância do playground na escola para a recreação infantil, abordaremos a seguir, alguns pontos muito importantes sobre o assunto. Acompanhe!

Playground na escola: conheça os benefícios

Atividades recreativas de qualidade são essenciais para aumentar as habilidades físicas, melhorar a saúde e bem-estar das crianças. Conheça os principais benefícios:

Melhora na aptidão física

Além de proporcionar o prazer pelas brincadeiras em todos os alunos, essas atividades vão ajudá-los a ser fisicamente ativos, não apenas na infância, mas durante toda a vida.

As atividades no playground contribuem para melhorar a força e resistência muscular, a flexibilidade, a composição corporal e a resistência cardiovascular das crianças.

Estimula a saúde mental

Você deve estar vendo, com frequência, notícias sobre alunos com surtos de ansiedade, estresse e depressão nas escolas. É sempre bom lembrar que esses transtornos não atingem apenas adultos. 

Praticar atividades físicas ajuda a evitar que problemas como esses ocorram e até a tratar uma criança ou adolescente que tenha crise de ansiedade ou depressão. Isso porque, ao se exercitar, o corpo libera hormônios como endorfina e serotonina, que trazem a sensação de bem-estar. 

A probabilidade de a criança apresentar sintomas de depressão, bipolaridade e outros distúrbios psicológicos no futuro também é reduzida quando se pratica essas atividades.

Playground na escola proporciona momentos de socialização

As atividades no playground na escola são uma forma importante de socialização, além de oferecer a oportunidade para que os alunos descubram as habilidades de cada um. Participar de tarefas que envolvam corridas, jogos e esportes é algo importante para que eles aprendam a dividir e trabalhar em pares.

Mas para que todos possam participar desses momentos, independentemente se possuem alguma limitação física ou mental, é importante que o playground seja inclusivo. Todos devem fazer parte das horas de recreação na escola.

A Brubrinq prioriza a diversidade e é a primeira empresa no Brasil a oferecer uma linha de playgrounds inclusivos com certificado.

Estimula a autoconfiança e a autoestima

A recreação estimula um sentimento mais forte de autoconfiança e autoestima nas crianças. Brincando em conjunto, elas podem se tornar mais confiantes, independentes e desenvolver mais autocontrole.

Valoriza a sua escola

Ao escolher uma instituição de ensino, os pais buscam ambientes que garantam qualidade de vida, bem-estar e segurança para seus filhos. Se o local tiver um espaço de recreação seguro e de qualidade, isso permite momentos de lazer entre os jovens, o que conta pontos positivos no momento dessa decisão.

Investir em um playground na escola para a recreação infantil facilita para que todos os alunos desenvolvam aptidões relacionadas à saúde, competência física, compreensão cognitiva e atitudes positivas. 

Além disso, esses espaços oferecem experiências de aprendizagem que melhoram o estado de alerta mental, o desempenho escolar e o entusiasmo para aprender.

Está esperando o que para investir em um playground na sua instituição? Escolha um fornecedor de confiança. A Brubrinq trabalha com materiais de alto nível e modelos inclusivos. Conheça nossos produtos e saiba mais ou solicite um orçamento.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades