6 jun

Conheça a importância de ter um playground inclusivo na sua escola

Momentos de recreação e brincadeiras fazem parte da vida escolar de  todas as crianças, pois desenvolvem habilidades e garantem a socialização entre elas. Para os alunos com necessidades especiais, isso não é diferente. Por isso, é tão importante investir em um playground inclusivo nas escolas.

Espaços inclusivos garantem que todas as crianças irão brincar e se divertir, afinal, são nesses momentos que os pequenos desenvolvem diversos sentidos e sentimentos, principalmente no despertar da imaginação, criatividade, curiosidade e respeito ao próximo. 

Vale destacar que o lazer e bem-estar é direito estabelecido em lei, de acordo com a Constituição Federal de 1988. Por isso, em 2009, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania o projeto de lei nº11.982, que tornou as adaptações nos parquinhos infantis obrigatórias, sejam eles em ambientes públicos ou privados.

Para que você entenda melhor a importância de ter um playground inclusivo na sua escola, com brinquedos adaptados, nós, da Brubrinq, preparamos esse conteúdo. Acompanhe!

O que é um playground inclusivo?

O playground inclusivo, assim como o nome diz, é um espaço dedicado para a inserção de todas as crianças, em especial as com deficiência ou mobilidade reduzida, para que elas consigam ter convívio social e possam se divertir da mesma forma que os demais.

É importante saber a diferença entre os inclusivos e acessíveis. Parquinhos inclusivos são adaptados, já os acessíveis apenas facilitam o seu uso. 

Lei garante a matrícula de crianças com deficiência em escolas regulares

A Lei Brasileira de Inclusão estabelece que a matrícula de pessoas com deficiência é obrigatória pelas escolas regulares e não limita o número de alunos nessas condições por sala de aula.

Instituições de ensino, públicas e particulares, não podem recusar a matrícula do estudante com deficiência de forma alguma. Pensando nisso, é importante que esses alunos também possam usufruir dos mesmos espaços de lazer, junto com todas as crianças.

Uma escola diversa e acessível para todos, permite que os alunos conheçam e acompanhem de perto o desenvolvimento de outros jovens com habilidades e necessidades diferentes das suas e que, a partir dessa convivência, desenvolvam melhor competências socioemocionais como empatia, paciência e colaboração.

Direito ao lazer

Como já mencionamos, o direito ao lazer está previsto na Constituição e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania tornou obrigatórias as adaptações em parques de diversões.

Com o objetivo de atender ao direito e à necessidade das crianças especiais, muitas instituições de ensino já estão adaptando seus espaços recreativos para que todos os alunos possam ter momentos de diversão, independente da sua condição física.

Principais Benefícios de um playground inclusivo

Investir em um parquinho que garanta o acesso de todos na escola garante diversos benefícios para os alunos que a frequentam, entre eles, podemos destacar:

Integração entre as crianças

O primeiro benefício do playground inclusivo é a melhora na integração entre as crianças. Nesse sentido, o parquinho estimula o respeito com as diferenças e ajuda a fortalecer amizades e, além disso, contribui para o crescimento de uma criança feliz.

Ajuda na prática de exercícios para estimulação

Os brinquedos de um parquinho inclusivo são diversificados, portanto, também atuam no auxílio às atividades para estimulação dos alunos com mobilidade reduzida ou outra deficiência.

Com brinquedos adaptados como gangorra, rampas e balanço com acessibilidade para cadeirantes, por exemplo, é possível realizar atividades para desenvolvimento motor, de estímulo à musculatura, ossos e o estímulo psicológico dos pequenos durante as etapas do seu tratamento.

Muito mais do que estar cumprindo a lei, adaptar os espaços escolares para que todos possam frequentar igualmente, é uma questão de inclusão e respeito com as diferenças. Sempre pensando na diversidade, a Brubrinq trabalha com playground inclusivo e personalizado. Acesse o nosso site e saiba mais.

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades