10 fev

Como apresentar novas atividades para seu filho

Os pais que planejam apresentar novas atividades na rotina de seus filhos sabem que essa tarefa não é fácil. Muitas vezes os pequenos rejeitam as tentativas e se prendem a uma rotina sem benefícios. Atividades como ler, pintar, praticar um esporte ou até mesmo aprender a tocar um instrumento demandam um certo esforço, tanto dos pais quanto dos filhos. 

Para saber dicas de como introduzir atividades benéficas na rotina das crianças, confira o texto a seguir!

4 dicas para apresentar novas atividades para crianças

1. Escolher a atividade certa

Antes de começar a impor uma atividade sem sentido a seu filho, pense sobre o que ele poderia gostar de fazer. Uma boa dica é ficar atento às atividades que seu filho já pratica e tentar adaptá-las para outras. Por exemplo, se ele gosta de jogar videogames de futebol, tente sugerir a prática do esporte na ‘’vida real’’.

Além de facilitar o processo de adquirir uma nova atividade em sua rotina, a criança irá se divertir muito mais.

2. Atividades que contribuem para sua formação

Mais do que a atividade ser divertida para a criança, é sempre recomendável que ela seja contributiva de alguma forma. Já é de conhecimento comum que as crianças aprendem mais rápido que os adolescentes e adultos. É importante aproveitar essa facilidade para introduzir atividades que irão trazer benefícios no futuro. 

A prática de esportes, por exemplo, ajuda a desenvolver principalmente as habilidades físicas da criança. Mas, além disso, auxilia no processo cognitivo, ou seja, no raciocínio lógico das crianças.

A culinária é uma atividade estimulante não somente para a autonomia da criança, mas também para as habilidades motoras e a criatividade.

Uma das diversas novas atividades para crianças realizarem é aprender um segundo idioma. Para conhecer mais sobre os benefícios dessa atividade, clique aqui

3. Mostre diversas opções, deixe-a opinar

Depois de pensar sobre as possibilidades, é hora de realmente apresentar novas atividades para seu filho. Antes de tornar essa atividade parte da rotina definitivamente, pergunte para a criança quais das possibilidades é a mais atrativa para ela. 

É importante deixar a criança opinar, afinal, é ela quem estará praticando a atividade ativamente. 

Mostre como essa nova atividade pode ser divertida. Não coloque pressão, nem obrigue-a a fazer algo. Algumas crianças irão demorar mais para se interessar por essa nova ideia do que outras. Por isso, é importante respeitar o tempo de cada uma. 

Acima de tudo, apresentar novas atividades para seu filho é uma forma de apresentar novos modos de se divertir.

4. Depois da decisão

Após apresentar as opções de atividades para a criança e ela opinar sobre a escolha é hora de se planejar. Para não sobrecarregá-la, é importante separar os horários para não atrapalhar o resto da sua rotina. Junto com as atividades escolares, o tempo de descanso é igualmente importante.

Algumas escolas oferecem aulas de dança, música e principalmente esportes. Para manter as crianças motivadas diante dos possíveis desafios dentro da sala de aula, essa é uma boa opção.

Com essas dicas, temos certeza de que apresentar novas atividades para seu filho ficou mais fácil! Para garantir a diversão do seu filho, acesse o nosso site e confira tudo que a Brubrinq tem a oferecer!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades