1 out

Como estabelecer as regras do playground?

O playground é definitivamente uma das áreas comuns mais utilizadas em um condomínio, ou em escolas, é claro. Com seu principal público sendo as crianças, para manter a segurança delas e o bom estado dos brinquedos, é preciso estabelecer as regras do playground.

Apesar de toda a diversão que este local proporciona, em condomínios, principalmente, as regras de uso são essenciais para que todos possam aproveitar o playground com tranquilidade. 

No texto a seguir, vamos mostrar para você como as regras do playground devem ser estabelecidas e aplicadas. Confira como melhorar o uso do playground, boa leitura!

 

Principais regras do playground

 

1. Crianças acompanhadas

Uma das principais regras do playground, que são estabelecidas por muitos condomínios, é o uso supervisionado. Portanto, crianças com determinada idade só podem utilizar o playground acompanhada de seus pais ou responsáveis.

Normalmente a idade mínima para o uso do playground sem supervisão é de 6 anos. Sendo assim, deve ser proibido o uso não supervisionado de crianças menores de 6 anos de idade. 

 

2. Horários

Uma das regras do playground que deve ser estabelecida é em relação ao horário de funcionamento. Essa regra favorece especialmente aos parquinhos que possuem areia, pois, dessa forma, é possível cobri-la para sua conservação.

Se o playground for cercado, fechar o portão após o fim do horário de funcionamento é também uma maneira eficiente de manter os brinquedos em segurança. 

 

3. Animais

A proibição de animais no playground e em outras áreas de uso comum é um assunto polêmico. Apesar de, por lei, não ser permitida a proibição de animais em áreas de uso comum em geral, o uso deve seguir algumas regras básicas, para o bem de todos.

Caso a proibição não seja a melhor escolha, é importante deixar claro as regras básicas. Por exemplo, os animais não podem causar qualquer risco à segurança, sossego e saúde dos moradores.

No caso de playgrounds, por ser uma área frequentada por crianças, alguns condomínios têm o direito de proibir a presença de animais. Como uma alternativa, é possível criar uma área específica para os pets, os famosos pet places.

 

4. Uso exclusivo

Por estar presente em um condomínio fechado, uma das regras do playground deve estabelecer a limitação de uso para apenas moradores. Os visitantes do respectivos moradores também podem ter acesso ao playground.

O importante é evitar o uso público e garantir que somente pessoas autorizadas possam utilizar o local. Esta é uma das regras do playground mais importantes, por, justamente, garantir o bom estado de conservação dos brinquedos — e que o restante das regras sejam cumpridas.

 

5. Idade

Assim como há uma idade específica para o uso sem supervisão, há uma para o uso em geral. A idade máxima permitida para o uso do playground é de 12 anos. Esta regra serve para evitar danos aos brinquedos e garantir que a divergência entre idades não cause grandes problemas.

Afinal, crianças mais novas podem se machucar ao dividir um brinquedo com outras que possuem o dobro de sua idade. 

 

6. Danos

A presença de qualquer dano aos brinquedos deve ser avisado imediatamente ao responsável pelo brinquedo. Esta regra deve ser seguida pelos pais ou responsáveis, que, caso avistem qualquer irregularidade, devem notificar ao zelador ou síndico.

Mas, é claro, não conte somente com a ajuda dos moradores. As vistorias diárias são essenciais para evitar grandes problemas com os brinquedos. 

 

Estas são as principais regras de uso de playgrounds! É importante defini-las de acordo com as necessidades do seu condomínio. Para receber mais conteúdos como este, siga-nos no Facebook e Instagram!

Nossos

Produtos

Ver nosso catálogo completo


RECEBA NOSSA

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber nossas novidades